Notícias / Governo de MT

03/09/15 às 10:15

Governo do Estado convoca mais 1.340 candidatos do concurso da PM

LIDIANA CUIABANO

Assessoria/Sesp-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Governo do Estado convocou mais 1.340 candidatos do concurso público da Polícia Militar para o início do Curso de Formação de Soldados. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado que circula nesta quinta-feira (03.09).
 
Do total, 600 são candidatos aprovados e 740 são do cadastro de reserva. A matrícula para o Curso de Formação será no período de 09 a 25 de setembro, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP), localizada na rodovia Helder Cândia, km 2, bairro Lírio do Vale, em Cuiabá (estrada de acesso ao distrito de Nossa Senhora da Guia).

A convocação dos 1.340 candidatos faz parte do programa Transforma Mato Grosso e trata da recomposição do efetivo da Segurança Pública. A convocação também é uma das metas do novo acordo de resultados assinado pelo secretário Mauro Zaque como compromisso de Governo.

Pelo programa, a Segurança Pública já incluiu 147 novos soldados do Corpo de Bombeiros e mais 300 alunos soldados que estão em Curso de Formação. Outros 450 investigadores e 150 escrivães da Polícia Judiciária Civil terminaram o Curso de Formação e já foram distribuídos nas delegacias de polícia do Estado. No dia 21 de setembro, mais 491 candidatos do cadastro de reserva para os cargos de investigador e escrivão devem iniciar o Curso de Formação na Acadepol.

A inclusão mais recente aconteceu na última sexta-feira (28.08), com a formatura de 612 novos soldados da Polícia Militar, que serão distribuídos nos quartéis da Polícia Militar em Mato Grosso.

Com a convocação dos 1.340 candidatos aprovados e classificados do concurso da Polícia Militar nesta quinta-feira (03.09), a Segurança Pública aumentará o efetivo das forças em 3.490 novos policiais civis, militares e bombeiros, um grande avanço da nova gestão para a melhoria da Segurança no Estado.

O secretário de Segurança Pública Mauro Zaque destacou a situação caótica que a atual gestão herdou em relação ao quadro de efetivo das polícias, bombeiros e Politec. “Quando assumimos, a Polícia Militar contava apenas com 40% do seu quadro considerado ideal. A Polícia Judiciária Civil, com 42%; o Corpo de Bombeiros, com 24%; e a Politec, com 50%”, lembra Zaque, reforçando que a situação caótica do efetivo é o maior gargalo do sistema de Segurança Pública em Mato Grosso.

“Por isso, mesmo com todas as contingências orçamentárias do Estado, e cientes do quadro crônico do estouro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, colocamos em prática um ousado plano de recomposição e incremento de efetivo e, até agora, já somamos 3.490 novos policiais civis, militares e bombeiros”, enfatizou Zaque.
 
Ainda para este ano está prevista a abertura do edital de concurso público para preenchimento de 130 vagas de delegado de Polícia Civil.   

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet