Notícias / Educação

14/01/18 às 10:31

Aos 75 anos, jornalista se forma em Direito para defender idosos

Francisco Bentinho diz que sempre teve paixão pela profissão; agora ele estuda para exame da OAB

Cíntia Borges, Mídia News

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Aos 75 anos, jornalista se forma em Direito para defender idosos

Jornalista, revisor, professor e ativista pelos direitos do idoso. Os diversos anos dedicados ao trabalho não fizeram com que o aposentado Francisco Delmondes Bentinho, 75 anos, se acomodasse. Ele se propôs um desafio e concluiu mais uma etapa: acaba

Foto: Alair Ribeiro/MídiaNews

Jornalista, revisor, professor e ativista pelos direitos do idoso. Os diversos anos dedicados ao trabalho não fizeram com que o aposentado Francisco Delmondes Bentinho, 75 anos, se acomodasse. Ele se propôs um desafio e concluiu mais uma etapa: acaba de se formar em Direito.
 
À época em que tomou a decisão por iniciar o curso, Bentinho, como é conhecido, tinha 70 anos. A paixão pelo Direito era antiga e ele já havia frequentado por dois anos quando morou em Goiânia (GO), no início dos anos 2000.
 
“Eu estava em um período de descrença de tudo. Fui perdendo o ânimo com as coisas, pessoas... Trabalhava em uma chácara que tenho com minha esposa e o telefone tocou: ‘Aqui é da universidade, queremos que você venha fazer o vestibular!’”, conta o aposentado, que agora se prepara para o exame da OAB.
 
Surpreso, não hesitou e foi em busca do sonho adormecido. Dos 283 vestibulandos para o curso de Direito, Bentinho passou em segundo lugar. “Me matriculei e fui um dos alunos aprovados no Fies [Programa de Financiamento Estudantil]”.
 
A ideia, desde o início, era uma só: atuar como advogado para fazer valer o direito dos idosos. Bentinho é militante e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idoso (Cededip).
 
“Eu fui presidente do Sindicato Estadual dos Aposentados e Pensionistas e Idosos, depois fui para o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, e agora sou presidente do Cededip”.
 
A monografia, por sua vez, não fugiu da causa: “A violência contra a pessoa idosa” é o título do trabalho que fez com que Bentinho fosse um dos 15 aprovados de sua turma.
 
“A minha turma começou com 62 alunos e 15 se formaram. Os outros foram ficando no meio caminho”, conta, orgulhoso.
 
Sobre as dificuldades no curso, Bentinho é enfático: “Ser atualizado”. Ele também afirma que a idade não traz nem facilidade ou dificuldade para o estudante.
 
“Como a dinâmica da justiça é violenta, você precisa estar super-atualizado com o que está acontecendo. Hoje estamos falando sobre determinadas coisas. E daqui a pouco há mudança nessas leis”, disse.
 
Multiprofissional
 
O caminhado trilhado para chegar até o Direito foi longo. O curso de Letras iniciado, mas não concluído, fez com que Bentinho tivesse o direito de dar aula de língua portuguesa.
 
Nessa época, também foi diretor cultural e começou a atuar no jornalismo. “Em 1983, eu trabalhava no Diário da Manhã, em Goiânia, e fui escalado para vir a Mato Grosso para trabalhar na sucursal de Cuiabá, onde havia mais de 450 assinaturas", conta.
 
Um tempo depois, Bentinho conseguiu o registro de jornalista – que há época era oferecido a profissionais em exercício.
 
Em sua atuação, foi um dos fundadores de dois jornais impressos no interior de Mato Grosso.  
 
“E eu, já metido com a imprensa, fui para o interior. E nós montamos um jornal em Paranatinga em 1985 que durou um ano. Depois fomos para Peixoto de Azevedo, no Jornal Peixoto, que circula até hoje – um jornal quinzenal”.
 
“Em 1986, nós fundamos a Associação dos Jornais do Interior de Mato Grosso. E eu fui o primeiro presidente”. 
 
Causa social
 
O trabalho como presidente do Conselho teve início em junho do ano passado. A glória para o aposentado é de que, à época do início dos trabalhos, o conselho tinha representantes apenas em 32 Municípios dos 141 existes no Estado. Hoje, são 132. 
  
“O nosso trabalho é silencioso. Como paro exemplo, a violência sexual contra a mulher idosa. Ela acontece dentro de casa. Outra coisa, o idoso, sofre a violência, mas não denuncia por ser cometida, muitas vezes, por pessoas próximas a família”.
 
“Ninguém acredita que envelhece. O envelhecer chega de mansinho, e quando você menos percebe já está com 50, 60 anos. E aí, é um drama para quem não teve uma preparação.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet