Notícias / Meio Ambiente

13/01/18 às 13:08 / Atualizada: 13/01/18 às 20:29

Majestade Amazônica, 60 dias do Brasil ao Peru - Um alerta sobre o futuro das Douradas

Gustavo Faleiros, Repórter Brasil

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Majestade Amazônica, 60 dias do Brasil ao Peru  - Um alerta sobre o futuro das Douradas

Foto: Divulgação

Dias depois, já em Manaus, eu visitei outro importante pesquisador: Rosseval Leite, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA). Ele é um dos autores do estudo publicado em fevereiro de 2017 que prova ser a Dourada o peixe de água doce com a maior migração do planeta.

A construção de hidrelétricas na Amazônia é a maior preocupação de Rosseval. Ele acompanhou de perto o processo de licenciamento das usinas do rio Madeira, em Rondônia e afirma que os temores sobre o impacto ambiental se confirmaram. As barragens estão impedindo que a dourada realize a migração. “Se não encontrarem um maneira destes peixes subirem o rio, há a possibilidade sim de, em pouco anos, não ter mais estes bichos lá em cima.” O mapa ao lado mostra todas as hidrelétricas existentes e planejadas nos nove países da Amazônia.

Reportagem anterior -
- em breve a próxima reportagem...

Série Majestade Amazônica, 60 dias do Brasil ao Peru - Tefé: Os bem sucedidos acordos de pesca

Ver vídeo relacionado abaixo...

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet