Notícias / Justiça

08/01/18 às 23:05

Ribeirão Cascalheira - Prefeito e vice têm mandatos cassados por exames gratuitos durante a campanha eleitoral

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
O prefeito de Ribeirão Cascalheira, Reynaldo Fonseca Diniz (PR), e o vice dele, Gleison Oliveira, também do PR, tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), no dia 19 de dezembro. A decisão ainda não foi publicada.

Conforme a decisão, Reynaldo cometeu abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016, ao utilizar os serviços do secretário municipal de Saúde, Jair Barros, para realizar 460 exames oftalmológicos gratuitos na população durante o período eleitoral, quando era candidato à reeleição.
Diniz, o vice-prefeito e o secretário de Saúde de Ribeirão Cascalheira, Jair Barros, foram multados em R$ 10 mil e foram declarados inelegíveis por oito anos.

Reynaldo foi reeleito em 2016 com 52,77% dos votos válidos, numa disputa com o Wiser Barbosa Moura (PMDB).

A decisão tem como base uma denúncia feita pela coligação Unidos pelo Desenvolvimento de Ribeirão Cascalheira, encabeçada por Wiser Moura.

"Segundo a parte representante (coligação adversária), os abusos consistem no oferecimento de serviço de caráter social, ou seja, tratamento médico oftalmológico para a sociedade, de forma gratuita, custeado pelo Poder Público, com a intenção de angariar a simpatia do eleitorado, quebrando o princípio da isonomia na disputa eleitoral", diz a decisão.

À Justiça, no decorrer do processo, o prefeito e os outros denunciados alegaram que o projeto é desenvolvido pela Associação de Funcionários de Empresas Públicas e Privadas do Centro Norte de Minas (Asfenorte), que tem por objetivo levar atendimento oftalmológico gratuito aos indivíduos de baixa renda e negaram abuso do poder e captação ilícita de sufrágio.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet