Notícias / Meio Ambiente

02/01/18 às 12:39

Ibama e Instituto Onça Pintada devolvem à natureza onça resgatada no Morro do Mendanha, em GO

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ibama e Instituto Onça Pintada devolvem à natureza onça resgatada no Morro do Mendanha, em GO

Ibama e Instituto Onça Pintada devolvem felino à natureza no noroeste de Goiás

Foto: Luiz Baptista/Ibama

O Ibama e o Instituto Onça Pintada devolveram à natureza na manhã desta sexta-feira (29/12) uma onça de 83 quilos resgatada ontem (28/12) no Morro do Mendanha, em Goiânia (GO). A soltura foi realizada no noroeste do estado, em Área de Preservação Permanente (APP) a mais de 300 quilômetros da capital.

O animal habitava há 10 meses uma faixa de vegetação remanescente próxima a setores habitacionais. No último dia 10/12, câmeras de segurança registraram a presença da onça em um condomínio, preocupando moradores da região.

“A equipe de Goiás conseguiu sensibilizar a comunidade sobre a importância de resgatar o animal com vida e devolvê-lo ao ambiente selvagem, em uma área distante do meio urbano”, disse o coordenador-geral de Gestão da Biodiversidade do Ibama, João Pessoa Moreira. Segundo ele, a pressão da expansão imobiliária e das novas fronteiras agrícolas sobre grandes felinos é intensa. “Nós que estamos invadindo o habitat desses animais. Não o contrário”, explica o coordenador.

Após ser rastreada e cercada por cães farejadores, a onça foi sedada para a realização de exames que permitissem identificar a espécie e avaliar as condições de saúde antes da soltura.

Para que a adaptação à nova moradia seja monitorada, o animal recebeu um rádio-colar com GPS (sistema de localização via satélite). O dispositivo permite que a onça seja acompanhada a distância por meio de sinais enviados periodicamente.

O Ibama recebeu os primeiros relatos sobre a presença de uma onça no Morro do Mendanha em fevereiro. Agentes ambientais visitaram todos os produtores rurais da região e deram orientações sobre como evitar riscos desnecessários e garantir uma convivência harmônica com o animal.

“A participação da sociedade civil foi fundamental durante todo esse período, informando avistamentos da onça e acolhendo as recomendações do Ibama”, disse o superintendente do Ibama em Goiás, Renato de Paiva. Ele também elogiou a apoio do Zoológico de Goiânia, que acolheu o animal logo após o resgate, e a parceria com Instituto Onça Pintada, fundamental para sedação, deslocamento e soltura do felino em local adequado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet