Notícias / Agricultura

01/01/18 às 22:33

SAFRA 2017 – Mato Grosso é o maior produtor de algodão do Brasil – de quebra tem fibra de excelente qualidade

Eduardo Gomes/boamidia

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
SAFRA 2017 – Mato Grosso é o maior produtor de algodão do Brasil – de quebra tem fibra de excelente qualidade

Foto: Eduardo Gomes/arquivo/lavoura em Campo Verde

Na safra colhida no meio do ano, oficialmente Safrinha, mas que por seu volume merece outra denominação, Mato Grosso cultivou 627,8 mil hectares (ha) de algodão em áreas onde anteriormente foi plantada a soja (duas lavouras anuais no mesmo espaço).

A produção mato-grossense de algodão em caroço chegou a 2.528,2 mil toneladas (t) ou 2.528.200 quilos. No mesmo período o Brasil plantou 939,1 mil ha e produziu 3.827,8 mil/t.
A produtividade mato-grossense foi de 4.027 quilos por ha (kg/ha). A nacional ficou em 4.076 kg/ha.
 
PLUMAS –  Mato Grosso produziu 1.011,3 mil/t de plumas e o Brasil 1.529,5 mil/t. Portanto, a safra estadual representou 66,10% da safra brasileira.

A produtividade de plumas brasileira é de 1.629 kg/ha e a mato-grossense de 1.611.
A lavoura mais sofisticada entre as culturas de larga escala é a algodoeira. O algodão é um dos principais itens da pauta de exportação mato-grossense.

O algodão está presente em todas as regiões mato-grossenses, mas com destaque em Campo Verde, Primavera do Leste, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Novo São Joaquim, Jaciara, Rondonópolis, Itiquira, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera, Sinop, Tangará da Serra, Diamantino, Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Sapezal, Campos de Júlio

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet