Notícias / Agricultura

01/09/15 às 19:27

Benefício fiscal concedido pelo Governo vai favorecer produção de sementes no Tocantins

Daniela Oliveira

Governo do Tocantins

Imprimir Enviar para um amigo
Benefício fiscal concedido pelo Governo vai favorecer produção de sementes no Tocantins

Foto: Daniela-Oliveira

O mercado de grãos movimenta bilhões por ano, principalmente, através de royalties e commodities agrícolas.  Pensando neste mercado, o Governo do Estado, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), órgão ligado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), vai conceder benefícios fiscais à empresa Agrex do Brasil, que trabalha com a produção de grãos e no desenvolvimento de sementes.

O termo de concessão dos benefícios foi assinado nesta terça-feira, 1° de setembro. A medida foi possível por meio do Proindústria, programa criado por meio de Lei nº 1385/2003, que busca desenvolver o setor industrial do Tocantins concedendo redução de impostos.  “Com essa medida, o Tocantins poderá contar com um produto de qualidade, produzido localmente e com os benefícios distribuídos aqui no Estado. Em se tratando de um produto tocantinense, o retorno financeiro ficaria aqui, distribuído entre a cadeia local”, reforça o subsecretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Carlos Bezerra.

A proposta é que a empresa, que trabalha com grãos de milho e soja, passe a desenvolver tecnologias voltadas à semente no Estado.  “Hoje, boa parte das sementes cultivadas no Estado são importadas. Esse processo vai diminuir essa importação. E o nosso objetivo é trabalhar a exportação de grãos”, explica Eduardo de Oliveira, gerente tributário da empresa.

Das 14 unidades da Agrex do Brasil no país, apenas a unidade de Lagoa da Confusão irá trabalhar com o beneficiamento de sementes.  A expectativa é de que mais empregos diretos sejam gerados e de que aumente o uso de tecnologia nas lavouras da região. “O investimento para desenvolver sementes é mais robusto do que para o grão normal e isso vai desenvolver a parte técnica da agricultura local”, conta Maurício Jorge, responsável fiscal da empresa.

A inclusão no Proindústria também deve melhorar a arrecadação por parte do Governo, uma vez que a tecnologia será desenvolvida aqui. “No sistema de royalties, você tem que pagar para a empresa detentora da tecnologia. Com essa unidade aqui, a gente quer ter nossa própria tecnologia, e isso vai tirar essa evasão de royalties do Estado e gerar arrecadação”, comenta Maurício Jorge.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet