Notícias / Internacional

23/12/17 às 22:28 / Atualizada: 23/12/17 às 22:40

Venezuela expulsa embaixador do Brasil: 'Persona non grata'

Declarar um diplomata

Jornal Nacional

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Venezuela expulsa embaixador do Brasil: 'Persona non grata'

Foto: Reprodução/TV Globo

Na quinta-feira o governo brasileiro divulgou uma nota de repúdio ao governo de Nicolás Maduro.

Chamou de arbitrária a dissolução dos governos municipais de Caracas e alto apure e a imposição de exigências que comprometem a participação de partidos de oposição no processo eleitoral da Venezuela.

Na nota o Itamaraty disse também que o governo de Nicolás Maduro tem que reconhecer a gravidade do quadro humanitário e autorizar ajuda internacional principalmente nas áreas de saúde e alimentação.

 
A reação veio hoje. A presidente da Assembleia Constituinte da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou que o embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Carlos Pereira, foi declarado “persona no grata”.

O encarregado de negócios da embaixada do Canadá na Venezuela, também foi declarado persona non grata.

Segundo a presidente da Assembleia por causa de interferência vulgar nos assuntos internos da Venezuela. O Canadá também tinha feito críticas a Maduro.

Eleita em um processo que a oposição acusa de ter sido fraudulento, a constituinte tem poderes para destituir e nomear autoridades e aplicar leis.

Declarar um diplomata "persona non grata", não bem-vinda, na linguagem diplomática significa uma expulsão do país.

O embaixador brasileiro, Ruy pereira, não estava mais em Caracas quando o anúncio foi feito. Ele veio na sexta-feira (22) para o Brasil para passar o Natal e o Réveillon.

O Itamaraty disse que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial. No fim da tarde, informou em uma nota que caso confirmada essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo. O Brasil aplicará as medidas de reciprocidade correspondentes.

Não é a primeira vez que Brasil e Venezuela se estranham durante o governo Michel Temer. Em setembro do ano passado, foi o governo brasileiro que chamou o embaixador Ruy Pereira de volta ao Brasil depois de críticas da Venezuela ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Itamaraty: país tomará ‘medidas correspondentes’ sobre Venezuela

Ministério das Relações Exteriores disse que foi informado de que o embaixador brasileiro no país vizinho foi classificado como 'persona non grata
 
More_Horiz
O embaixador brasileiro na Venezuela, Ruy Pereira, durante sessão na Assembleia Nacional em Caracas - 07/08/2017
O diplomata Ruy Pereira, declarado 'persona non grata' na Venezuela (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
 
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) emitiu nota na tarde deste sábado dizendo que tomou ciência de que o embaixador brasileiro na Venezuela, Ruy Pereira, teria sido declarado persona non grata no país. A instituição disse que, se confirmada a informação, o Brasil “aplicará as medidas de reciprocidade correspondentes”. O mais provável é que o representante mais graduado da Venezuela no Brasil também seja declarado persona non grata.  

Na prática, a medida da Venezuela indica que o embaixador brasileiro está expulso do país. Pereira, que viajou para as festas de fim de ano e não se encontra na Venezuela, não poderá mais retornar a Caracas.

 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

As mulheres da minha vida

Thomires era o nome da minha avó paterna.  Descendente de franceses, tinha a pele muito alva e os olhos azuis claros, que lembravam o mar. O louro esbranquiçado do seu cabelo remetia-me aos das minhas bonecas. Adorava admirar o...

 
 
 
 
Sitevip Internet