Notícias / Educação

21/12/17 às 19:37

Você sabe quais são as possibilidades que o Enem oferece?

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Você sabe quais são as possibilidades que o Enem oferece?

Foto: Divulgação

Em suas primeiras edições, o Enem era apenas uma forma de avaliar a qualidade do Ensino Médio no país. Hoje, é o responsável por catapultar milhões de jovens diretamente para o Ensino Superior. Veja todas as possibilidades que o Enem oferece:
 
Sisu: Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Para se inscrever, basta ter tirado nota maior que zero na redação (quanto mais alta for a pontuação, maior a chance de ser selecionado).

Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudos integrais e parciais – 50% de desconto – para cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica em faculdades particulares. Para participar, é preciso ter feito o Enem 2017, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O candidato também precisa, obrigatoriamente, atender aos critérios de renda e escolaridade definidos pelo governo federal.

Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) subsidia mensalidades de cursos em instituições particulares a juros baixos e com prazo de pagamento facilitado, que só começa a contar depois da conclusão do curso. Pode concorrer quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obteve desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação. Também é necessário atender a certos critérios de renda familiar.

Pronatec: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece cursos gratuitos em âmbito nacional. Uma das modalidades oferecidas é a de cursos técnicos subsequentes, voltados para alunos que já concluíram o Ensino Médio. No Pronatec, esses cursos são ofertados por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) para quem fez o Enem e não zerou a redação.

Complemento do vestibular: Algumas universidades – principalmente públicas – utilizam o Enem para complementar a nota do vestibular (regras e critérios de seleção variam entre as instituições). Resumindo, você soma a nota do Enem com a do Vestibular para melhorar sua pontuação e aumentar suas chances de conseguir uma vaga no curso que deseja.

Substituição do vestibular: Em alguns casos – e principalmente em faculdades privadas –, a nota do Enem pode substituir completamente as provas do vestibular (a pontuação mínima varia de acordo com a instituição). Basta apresentar seu desempenho e, estando dentro dos critérios exigidos pela universidade, é só fazer a matrícula.

Certificado de conclusão do Ensino Médio: Pessoas que não estão em uma escola regular ou pararam de estudar há muito tempo podem utilizar o Enem para comprovar sua escolaridade. Para obter o certificado, é necessário marcar essa opção no ato da inscrição, ter pelo menos 18 anos completos na data da primeira prova e atingir a pontuação exigida: mais de 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet