Notícias / Educação

21/12/17 às 19:37

Você sabe quais são as possibilidades que o Enem oferece?

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Você sabe quais são as possibilidades que o Enem oferece?

Foto: Divulgação

Em suas primeiras edições, o Enem era apenas uma forma de avaliar a qualidade do Ensino Médio no país. Hoje, é o responsável por catapultar milhões de jovens diretamente para o Ensino Superior. Veja todas as possibilidades que o Enem oferece:
 
Sisu: Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Para se inscrever, basta ter tirado nota maior que zero na redação (quanto mais alta for a pontuação, maior a chance de ser selecionado).

Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudos integrais e parciais – 50% de desconto – para cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica em faculdades particulares. Para participar, é preciso ter feito o Enem 2017, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O candidato também precisa, obrigatoriamente, atender aos critérios de renda e escolaridade definidos pelo governo federal.

Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) subsidia mensalidades de cursos em instituições particulares a juros baixos e com prazo de pagamento facilitado, que só começa a contar depois da conclusão do curso. Pode concorrer quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obteve desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação. Também é necessário atender a certos critérios de renda familiar.

Pronatec: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece cursos gratuitos em âmbito nacional. Uma das modalidades oferecidas é a de cursos técnicos subsequentes, voltados para alunos que já concluíram o Ensino Médio. No Pronatec, esses cursos são ofertados por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) para quem fez o Enem e não zerou a redação.

Complemento do vestibular: Algumas universidades – principalmente públicas – utilizam o Enem para complementar a nota do vestibular (regras e critérios de seleção variam entre as instituições). Resumindo, você soma a nota do Enem com a do Vestibular para melhorar sua pontuação e aumentar suas chances de conseguir uma vaga no curso que deseja.

Substituição do vestibular: Em alguns casos – e principalmente em faculdades privadas –, a nota do Enem pode substituir completamente as provas do vestibular (a pontuação mínima varia de acordo com a instituição). Basta apresentar seu desempenho e, estando dentro dos critérios exigidos pela universidade, é só fazer a matrícula.

Certificado de conclusão do Ensino Médio: Pessoas que não estão em uma escola regular ou pararam de estudar há muito tempo podem utilizar o Enem para comprovar sua escolaridade. Para obter o certificado, é necessário marcar essa opção no ato da inscrição, ter pelo menos 18 anos completos na data da primeira prova e atingir a pontuação exigida: mais de 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

João Spenthof

Cooperativismo de crédito: trabalhar para transformar

Cooperar é uma palavra que tem várias definições. Uma delas é operar em conjunto, é – o que podemos dizer – ser coautor(a) de uma mesma obra. Esses “coautores” são chamados de...

 
 
 
 
Sitevip Internet