Notícias / Educação

20/12/17 às 22:18

Primavera do Leste - Sintep/MT conquista direito à discussão de diversidade sexual

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Primavera do Leste - Sintep/MT conquista direito à discussão de diversidade sexual

Foto: Assessoria

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) conquistou o direito à utilização dos materiais didáticos que tratem de temas como sexualidade, identidade de gênero e orientação sexual nas escolas municipais de Primavera do Leste (234 km de Cuiabá). O Poder Judiciário considerou inconstitucional a Lei nº 1.624, de 2016, que proibia o uso dos materiais fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que tratassem da temática.

Com a declaração de ilegalidade, os profissionais da Educação poderão abordar a diversidade sexual nas atividades realizadas nas escolas, pois a Lei, além de proibir a utilização do material didático, ainda previa a exoneração dos educadores e educadoras que falassem sobre o tema.

A justificativa para a Lei, era de que as crianças seriam informadas sobre “arranjos familiares de gays e lésbicas”, assim como a respeito de “bissexualismo (sic) e transexualismo (sic)”, e que o objetivo do MEC é a “desconstrução da heteronormatividade e do conceito de família tradicional”.

Para o secretário-adjunto de Políticas Sociais do Sintep/MT, Maurocir Silva, a decisão do poder Judiciário é vitória não só para os educadores, mas para os movimento sociais. “Não podemos deixar de fazer o debate sobre diversidade nas escolas. Tivemos retrocessos no Plano Nacional e no Plano Estadual de Educação, mas essa decisão nos dá ainda mais força para discutir esse assunto”.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Não temos para onde fugir

            Neste momento de dificuldade que estamos todos passando e que o maior atingido na insegurança é o rico, pois que este além de sentir o pavor eminente da tristeza...

 
 
 
 
Sitevip Internet