Notícias / Barra do Garças

19/12/17 às 15:52

Barra do Garças e Goiânia - PF apreende 29 sacos com pedras preciosas durante operação

Quadrilha explorava ouro ilegal e usava salão de beleza para encobrir transações. Segundo a PF, grupo extraía pedras preciosas desde 2012.

Denise Soares e Lucas Iglesias, G1 MT e Centro América FM

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças e Goiânia - PF apreende 29 sacos com pedras preciosas durante operação

PF apreendeu supostamente pedras preciosas durante a operação Salão de Ouro

Foto: Polícia Federal de Mato Grosso/Assessoria

Quase 30 sacos com pedras preciosas foram apreendidos durante a Operação Salão de Ouro, deflagrada nesta terça-feira (19) pela Polícia Federal em Barra do Garças, e em Goiânia, Goiás. Uma quadrilha, que fazia remessa ilegal de diamantes e pedras preciosas para o exterior, foi alvo da operação policial.
 
Segundo o delegado Rafael Valadares, da Polícia Federal de Barra do Garças, o grupo extraía minérios ilegalmente desde 2012. Eles usavam os fundos de um salão de beleza, localizado em Goiânia, para encobrir as transações ilegais. As pedras preciosas eram enviadas para o exterior.
 
Inicialmente a investigação ocorria apenas em Goiás, porém, a PF descobriu que a empresa de mineração tinha terrenos em Barra do Garças, onde as pedras eram extraídas.
 
“A operação teve objetivo de reprimir uma remessa de diamantes e pedras preciosas para o exterior. As investigações apontaram que o comércio ilegal ocorria nos fundos do salão de beleza e do apartamento de uma das pessoas investigadas”, explicou o delegado.
 
Ainda conforme Valadares, a quadrilha usava uma empresa, com capital elevado, para praticar o comércio ilegal de minério.
 
Dos sete mandados judiciais, expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças, quatro são mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva. Das três conduções coercitivas, duas ocorreram em Barra do Garças e um em Goiânia.
 
Dos quatro mandados de busca e apreensão, três ocorreram em Goiânia e um em Barra do Garças.
Os 29 sacos com pedras preciosas que foram apreendidos na operação serão analisados para que a PF saiba o valor real desses materiais. Todas as pessoas ouvidas na delegacia da Polícia Federal negaram qualquer tipo de crime citado na operação.
 
Conforme investigações da PF, a quadrilha fez movimentações financeiras que ultrapassam 6 toneladas de ouro em mais de R$ 400 milhões. Os envolvidos podem responder pelos crimes de usurpação de bens da união, de lavagem de dinheiro e por crime contra o sistema financeiro nacional.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet