Notícias / Meio Ambiente

31/08/15 às 23:03

PARQUE ARAGUAIA: Operação apreende 459kg de pescado e 16 tartarugas

A equipe de fiscalização da Sema de Barra do Garças, com apoio da Polícia Militar, surpreendeu a pesca irregular de peixes e tartarugas no Parque Estadual Araguaia, em Novo Santo Antônio. As multam superam R$ 150 mil

FERNANDA NAZÁRIO

Assessoria/Sema-MT

Imprimir Enviar para um amigo
A unidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Barra do Garças (508 km da capital) apreendeu 459kg de pescado irregular e 16 tartarugas comuns durante a Operação Parque do Araguaia realizada entre os dias 24 e 29 de agosto, em Novo Santo Antônio. A equipe de fiscalização aplicou nove autos de inspeção e oito multas que superam R$ 150 mil. A operação ocorreu no Parque Estadual Araguaia e contou com o apoio da Polícia Militar dos municípios de Cocalinho e Novo Santo Antônio. Ninguém foi preso.

De acordo com o gerente da unidade, Heverton Almeida, os peixes eram armazenados e comercializados sem a documentação exigida pela lei ambiental. Dentre as irregularidades cometidas, a equipe constatou um acampamento ilegal, a pesca em Unidade de Conservação, o uso de motosserra sem o devido licenciamento e 98 ovos de tracajás (espécie de tartarugas). As tartarugas e os peixes seriam comercializados para o mercado gastronômico de Mato Grosso.

O pescado apreendido foi doado para instituições filantrópicas de Novo Santo Antônio e Barra do Garças. Durante a operação foram apreendidos 11 rede de pesca, seis tarrafas, 122 cambuí (armadilha pra pegar tartaruga), quatro barcos, quatro motores, sete anzóis para captura de tartaruga, duas motosserras, cinco caixas de isopor, três iscas artificiais, 13 varas com molinetes, um freezer, um armadilha para animal e três caixas de pesca.

Denúncias

A pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser feitas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; ou no site da Sema (www.sema.mt.gov.br), por meio de formulário, ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet