Notícias / Notícias Gerais

14/12/17 às 18:59

Capital Estrangeiro - ‘Chineses querem Ferrovia no Araguaia’, afirma Baiano

Naiara Martins

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Capital Estrangeiro - ‘Chineses querem Ferrovia no Araguaia’, afirma Baiano

Foto: Assessoria

O diretor-executivo da gigante China Communications Construction Company (CCCC), Lin Li foi recebido nesta manhã, 14, pelo governador Pedro Taques e pelo deputado Estadual Baiano Filho para discutir a possibilidade de investimentos na infraestrutura que escoará a produção de Mato Grosso. Entre os interesses da companhia está à construção de uma ferrovia que correrá em paralelo a BR-158, no Norte Araguaia. Os trilhos irão levar a produção a partir de Querência em direção aos portos do chamado ‘Arco Norte’, com especial interesse nas exportações canalizadas pelo Porto de Palmeirante, em Tocantins, hoje considerado o maior terminal de cargas do norte brasileiro, com capacidade para movimentar 5,4 milhões de toneladas de grãos por ano.  

Apesar de pouco conhecida no Brasil, a gigante é uma das maiores companhias de infraestrutura chinesa, com um faturamento anual de quase US$ 60 bilhões. Entre os planos ambiciosos para o mercado brasileiro está o fortalecimento da logística com vistas a alavancar o crescimento do corredor Centro-Norte, uma importante fronteira de produção agrícola, que engloba a região norte de Mato Grosso, e os estados do Pará, Tocantins e Maranhão.   

Segundo Lin Li, o objetivo do grupo consiste em fomentar dois corredores estratégicos de exportação, sendo uma ferrovia às margens da BR-158 no Norte Araguaia e outra linha férrea, a já conhecida “Ferrogrão”, que também subirá rumo ao norte margeando a BR-163. O grupo ainda prospecta a possibilidade de explorar a hidrovia Paraguai-Paraná, na região de Cáceres.

Como representante político do Araguaia, Baiano propôs a realização de uma visita técnica do grupo à região, onde poderão conhecer in loco a capacidade produtiva do Araguaia. Pedro Taques endossou a iniciativa de Baiano e já esboçou a formação de um grupo composto por integrantes do Governo do Estado e do setor produtivo para a apresentação da região.

Com a visita ao Araguaia, o grupo coletará informações sobre a capacidade de produção, as vias de escoamento e as possibilidades de parceria publica-privada para a execução das obras. Para tanto, a China Communications pretende assinar um protocolo de intenções com o Governo de Mato Grosso ratificando o interesse de investimento da companhia no estado.    

Entre os números que justificam o potencial produtivo de Mato Grosso e atrai o interesse de investidores internacionais, o governador Pedro Taques destacou a posição estratégica do estado na composição do Produto Interno Bruto (PIB), onde o estado colabora com 64% da produção nacional de algodão, 39% do milho, 33% da soja, 15% do pescado produzido em agua doce, além de contribuir com um plantel superior a 30 milhões de cabeças de gado. As projeções apontam um salto na produção de grãos, saindo de 31 milhões de toneladas de soja em 2017 para 46 milhões em 2024. Já o milho partirá de 30 milhões de toneladas em 2017 para 38 milhões também em 2024.

Também participaram do encontro com a comitiva chinesa, o diretor-executivo do Movimento Pró Logística, Edeon Vaz; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) Carlos Avalone; o presidente da Câmara de São Félix do Araguaia e também presidente da Associação de Vereadores do Norte Araguaia e Xingu (UVNAX), Antônio Miranda; a vereadora Janete Bang de Confresa, entre representantes do Governo do Estado, e outros.
  • Capital Estrangeiro - ‘Chineses querem Ferrovia no Araguaia’, afirma Baiano
  • Capital Estrangeiro - ‘Chineses querem Ferrovia no Araguaia’, afirma Baiano
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet