Notícias / Água Boa

12/12/17 às 15:03

Associação de Catadores de Materiais Recicláveis é criada em Água Boa

Andréia Zancanaro Amik

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Associação de Catadores de Materiais Recicláveis é criada em Água Boa

Foto: Assessoria

Em reunião, no dia 17 de novembro, na sede dos Conselhos Municipais, foi criada a mais nova associação de Água Boa, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia – ACAMARA, com a colaboração e articulação do Vereador Adelar Fusinato (Bibelô), participação dos catadores da cidade e da secretária dos Conselhos Municipais da Prefeitura, Neusa Mourão.

Na ocasião, foi organizado e legalizado formalmente, segundo o Código Civil Brasileiro, a Ata de Fundação, o Estatuto para reger as normas e eleição da diretoria da ACAMARA.

A criação da associação, se deve à importância dos catadores se organizarem, saindo da informalidade, para que possam vender os materiais reciclados sem perder o valor real do produto. Foram também orientados a recolher o seguro de vida e a previdência social do INSS, para se protegerem no caso de doenças e acidentes. Segundo o Estatuto, o objetivo principal da associação é a contratação de serviços para seus associados em condições e preços convenientes, assim como organizar o trabalho de bem aproveitar a capacidade dos catadores, distribuindo-os conforme suas aptidões e interesses coletivos.

Na ata de fundação, lavrada no mesmo dia, 11 membros farão parte da associação, todos moradores de Água Boa, sob a presidência de Raniere da Silva Moreira.

Segundo o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, há atualmente entre 400 e 600 mil catadores de materiais recicláveis no Brasil, sendo que ao menos 1.100 organizações coletivas de catadores estão em funcionamento em todo o país.

Agora, Água Boa também tem uma Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, que pode gerar diversos benefícios sociais e ambientais.
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis é criada em Água Boa
 
 
 
Sitevip Internet