Notícias / Notícias Gerais

02/12/17 às 10:21

BR-158 - IBAMA conclui parecer e inicia tramites para emissão de licença

Naiara Martins da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
BR-158 - IBAMA conclui parecer e inicia tramites para emissão de licença

Foto: Assessoria

Em mais uma audiência na tarde desta quinta-feira, 30, em Brasília, o deputado Estadual Baiano Filho, acompanhado pelo senador Wellington Fagundes, se reuniu com o coordenador-geral de Licenciamento Ambiental do IBAMA, Ricardo Araújo para acompanhar a análise do licenciamento ambiental que autorizará em definitivo a conclusão da BR-158.  

A FUNAI protocolou junto ao IBAMA no final de setembro, o parecer técnico aprovado pelo órgão autorizando ao IBAMA a continuidade e conclusão das licenças que envolvem o desbloqueio e retomada das obras. Em outubro, Baiano também se reuniu com a diretora de Licenciamento do IBAMA, Larissa Amorim para pedir agilidade na análise das licenças aprovadas pela FUNAI.      

Segundo Araújo, o IBAMA já concluiu a análise técnica sobre a licença ambiental emitida pela FUNAI, e se prepara para iniciar uma nova fase que prevê a juntada de uma série de documentos e certidões. Entre as exigências para a emissão da licença prévia (LP) pelo IBAMA, está a certidão que deve ser entregue pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com a avaliação sobre possível patrimônio histórico no trajeto da rodovia, análise técnica do Ministério da Saúde e certidões de ocupação do solo emitidas pelos municípios impactados com a passagem da rodovia (Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista). Os municípios serão notificados pelo DNIT sobre a necessidade dos documentos.

Após a juntada das certidões e a emissão da licença prévia, será a vez do DNIT apresentar o projeto definitivo que será executado pela empresa vencedora da licitação. A empresa licitada é responsável não apenas pela execução da obra, como também pela elaboração do projeto. Com o projeto concluído, o IBAMA poderá finalmente emitir a licença de instalação para que a empresa inicie os trabalhos.

Baiano ainda lembra, que em paralelo ao cumprimento de toda a documentação, também será necessário o trabalho em conjunto da Bancada Mato-grossense no sentido de garantir o orçamento para o inicio imediato das obras, assim que concluídas as licenças.

Simultâneo a aprovação das licenças, o DNIT trabalha para a conclusão da licitação referente ao lote “A”, lançada em outubro, que compreende o trecho de 85 km a partir do final do asfalto (Canabrava do Norte), passando por Pontinópolis até Alto Boa Vista. O órgão já se prepara também para lançar a licitação do lote “B” com 100 km partindo de Alto Boa Vista até Alô Brasil.

A prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira também participou das discussões em Brasília.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet