Notícias / Curiosidades

01/12/17 às 16:22

Como escolher o fogão certo para sua casa

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Como escolher o fogão certo para sua casa

Foto: Divulgação

Todos os cômodos de uma casa devem ser cuidadosamente projetados e elaborados, mas a cozinha merece atenção especial. Afinal, ela é um lugar que precisa de funcionalidade, praticidade e segurança.

E um dos aspectos mais importantes, ou melhor, o foco de todas as atividades da cozinha, é o fogão, e a escolha do modelo para sua casa vai trazer muitos benefícios para uma das atividades mais importantes do dia a dia: cozinhar.

Qual fogão escolher?

Muitas pessoas cometem o engano de considerar essa escolha um mero detalhe para a casa. Existem diferentes modelos, como o fogão 4 bocas, 6 bocas e cooktop, além de diversos designs, compatibilidades e funções que foram especialmente desenvolvidos pelos fabricantes para atender, da melhor maneira possível, os mais variados perfis de cozinhas e cozinheiros.

Por isso, antes de pensar no fogão, é necessário fazer algumas estimativas básicas fundamentais para determinar como será a rotina na sua casa. Para isso, é importante responder algumas questões como: “qual é a metragem da minha cozinha?”, “quantas vezes por semana vou usar o fogão?”, “quantas refeições serão preparadas, em média, por dia?”.

A partir dessas respostas, fica bem mais fácil traçar as expectativas para a utilização do seu fogão e encontrar o mais indicado entre tantos modelos disponíveis.
 
Recomendações básicas

Segurança

Antes de mais nada, o espaço destinado ao fogão deve estar em uma área bem iluminada e arejada, longe de portas e outros móveis e eletrodomésticos. Além disso, se a sua casa conta com abastecimento de gás encanado, solicite uma visita técnica para verificar as condições de segurança do sistema.

Se o modelo utiliza botijão de gás, fique atento aos seus componentes, como registro e mangueira, que nunca deve ficar atravessada atrás do fogão. Outra opção é o modelo elétrico, que é muito comum em residências de todo o mundo e deve ser manipulado com cuidado.

Design

Os fogões de piso são mais aconselhados para as cozinhas mais espaçosas, independentemente da quantidade de bocas.

Os fogões de embutir ou os de mesa (cooktops) servem melhor aos projetos de cozinhas menores, como, por exemplo, de apartamentos ou kitnets.

Prefira modelos que facilitem a limpeza, com superfície sem frisos ou ranhuras. Os modelos em inox também são mais fáceis de limpar. Se o seu fogão possui forno conjugado, verifique se ele possui a função “autolimpeza” e tenha mais facilidade com a manutenção dele.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet