Notícias / Saúde

30/11/17 às 19:22

Salto alto em crianças pode afetar o desenvolvimento dos pés

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Salto alto em crianças pode afetar o desenvolvimento dos pés

Foto: reprodução pixabay.com

Nada mais fofo e charmoso do que uma criança toda estilosa desde pequena. Porém, no caso das meninas, há um item fashion que merece atenção no uso: os calçados com salto.
 
O uso do salto alto por crianças pode causar uma série de problemas para os pés, pernas e coluna, inclusive com impactos na saúde que podem persistir por toda a vida adulta.
Salto alto não é coisa de criança!
 
Crianças precisam de conforto para praticarem suas atividades diárias. Caminhar, correr, pular e brincar são ações que fazem parte do dia a dia infantil, e se a menina estiver utilizando sapatos com salto, o conforto fica de lado e ainda há o risco de lesões e fraturas.
 
O uso contínuo de sapatinhos com salto pode causar modificações que persistem por toda a fase de crescimento, alcançando a adolescência e a idade adulta. Podem surgir calos, joanetes, além de problemas na coluna, encurtamento do músculo da panturrilha, alterações nos ligamentos dos pés, o que causa dores nos membros inferiores.

Escolhendo o calçado correto
 
O calçado ideal deve oferecer estabilidade para os pés. Tênis, bota infantil, sandálias de tiras largas e sapatos de cadarço são as melhores escolhas nesse sentido, pois proporcionam suporte adequado. A sola antiderrapante é item essencial, evitando assim escorregões que possam causar lesões ou fraturas.
 
O sapato não deve apertar o pé infantil, pois isso pode influenciar até mesmo na curvatura e na musculatura. O calçado correto não é justo demais nem largo demais - sapatos largos fazem a criança forçar o pé durante o caminhar e também podem ser prejudiciais. Pares que já estão muito desgastados ou muito usados devem ser descartados, pois tendem a reduzir a capacidade de amortecer os impactos e de proporcionar segurança.
 
Ao sinal de alterações e dores nos pés infantis, procure sempre a ajuda de um ortopedista pediátrico.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet