Notícias / Saúde

30/11/17 às 19:01 / Atualizada: 30/11/17 às 19:05

Lesão do menisco do joelho: entenda o que é e como lidar

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Lesão do menisco do joelho: entenda o que é e como lidar

Foto: reprodução pixabay.com

Bastante comentadas e citadas, sobretudo quando relacionadas a algum esportista famoso, as lesões do menisco podem ocorrer em pessoas jovens que praticam esportes ou após os 40 anos como resultado de uma degeneração local.
 
O menisco (joelho) é uma estrutura fibrocartilaginosa em formato de “C”. Ela atua amortecendo os impactos e estabilizando os joelhos, reduzindo o atrito entre os ossos e a articulação. Por conta de sua localização anatômica, o menisco é vulnerável a movimentos de rotação, comuns na prática de diversas atividades físicas. Esses movimentos podem causar desgaste e lesões, culminando no desenvolvimento de artrose.

Lesões meniscais: sintomas e tratamento

Cada joelho possui em menisco lateral e um medial, sendo que o último é o mais sujeito a lesões decorrentes de entorses. As lesões nesta região podem ser agudas - resultantes de uma lesão durante a prática esportiva, como numa luta ou durante um jogo de futebol, por exemplo - ou degenerativas, como resultado de um desgaste progressivo e que costumam aparecer após os 40 anos.
 
Os sintomas das lesões do menisco podem surgir em forma de dor localizada - que pode se agravar durante movimentos como agachamento ou cruzamento das pernas, inchaço e travamento do joelho. A dor é causada por conta da inflamação presente na membrana sinovial, que produz excessivamente líquido (situação popularmente chamada de “água no joelho”).
 
O tratamento das lesões dependerá especificamente do tempo de ocorrência, localização, tamanho, idade do paciente e as práticas esportivas desempenhadas por ele. Existe possibilidade de tratamento não-cirúrgico - com fisioterapia, uso de medicação, uso de palmilhas para estabilização do joelho e eliminação de carga nos meniscos (inclusive em casos de joelho valgo), entre outras condutas - e cirúrgico. Apenas o especialista poderá determinar qual o tratamento mais indicado para cada quadro clínico.
 
 
 
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet