Notícias / Educação

30/11/17 às 18:50

O que considerar na hora de escolher o curso de graduação?

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
O que considerar na hora de escolher o curso de graduação?

Foto: reprodução pixabay.com

Diversos questionamentos tendem a surgir na hora de escolher um dos cursos de graduação existentes no mercado. São dúvidas comuns, que fazem parte de um momento importante na vida do estudante que acaba de sair do ensino médio e está prestes a tomar o rumo definitivo em sua futura carreira.
 
Apesar de esta ser uma escolha muito pessoal e que precisa levar em consideração fatores individuais, algumas dicas gerais podem ajudar na hora da decisão. Confira!

Escolhendo o caminho profissional ideal

Identificar a área de interesse é o passo primordial. Ela deve unir a possibilidade de estabilidade financeira com o prazer pelo ofício. Saber se gosta mais das áreas de exatas, humanas, biológicas, artes, ajuda a guiar o aluno na decisão.
 
Descobrir as aptidões e habilidades também é algo importante. Gosta de cálculos? De desenhos? É bom em cuidar de pessoas? Ama os animais? Tem gosto especial em escrever? Adora pesquisar fatos históricos? Fazer um questionário sobre si mesmo pode auxiliar muito. Perguntas sobre como o estudante se vê, se gosta de relacionar-se com as pessoas, se prefere atividades ao ar livre ou em ambientes fechados, se é uma pessoa mais retraída ou mais expansiva, permitem delimitar um perfil e trilhar um caminho até o curso ideal.
 
Os testes vocacionais também são bons auxiliares na escolha dos cursos de graduação que mais se encaixam com a personalidade do aluno. Procure sites confiáveis e responda quantos testes considerar necessários.
 
Pesquisar como está o mercado na profissão escolhida antes de iniciar o curso é importante. É o ritmo do mercado que definirá como serão as colocações do profissional após se formar. Converse com profissionais já formados e atuantes na área para saber o que eles pensam.
 
Importante saber que a decisão pelo curso não é uma opção definitiva e sem volta. É possível mudar de ideia no decorrer dos estudos, e não há nenhum problema nisso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet