Notícias / Agronegócios

29/11/17 às 23:08 / Atualizada: 29/11/17 às 23:16

Indea inaugura posto avançado em Porto Alegre do Norte

Renata Menezes | Sedec-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Indea inaugura posto avançado em Porto Alegre do Norte

Arquivo - Imagem ilustrativa gado no sítio Kassu em Água Boa

Foto: AguaBoa News

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) inaugura nesta sexta-feira (01.12), um posto avançado no distrito de Nova Floresta, em Porto Alegre do Norte. No mesmo dia, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) serão entregues dois novos veículos que atenderão as cidades de Porto Alegre do Norte e Canabrava do Norte, ambas localizadas na Regional de São Félix do Araguaia.

A intenção do Indea ao instalar esses equipamentos é facilitar a vida dos produtores e criadores de animais que se encontram em áreas distantes das Unidades principais do órgão. No posto avançado será possível, entre outras coisas, fazer as declarações de vacina e emitir a Guia de Transporte Animal (GTA). Outros benefícios também são apontados como a facilidade de fazer as comunicações da etapa de vacinações, as atualizações de rebanho como comunicados de morte e/ou nascimento e a emissão do GTA todas as vezes que houver movimentação de animais, sem precisar fazer grandes descolamentos.

Conforme explica o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, para a questão da defesa sanitária animal, as vantagens são a diminuição dos atendimentos por escritórios, principalmente durante as etapas de vacinação, quando um número muito grande de pecuaristas precisa de atendimento para realizar a comunicação de vacinação ao Indea, bem como, a atualização cadastral facilitada com o encurtamento da distância entre o posto e o escritório central que permite ao produtor manter sempre atualizados os seus estoques. “Também observamos a diminuição do trânsito irregular de animais dentro destas comunidades, o que nos dá uma garantia da rastreabilidade do rebanho, sem contar as atividades administrativas dos escritórios que facilitam ao produtor a comunicação de doenças que, por ventura, estejam acometendo seus rebanhos e isso possibilita agilidade no atendimento veterinário do Indea”, pontua o gestor.

Além do posto de Nova Floresta, o Indea possui outros escritórios deste padrão em Japuranã (Nova Bandeirantes) e em Conselvan (Aripuanã). A previsãp é que até o final deste ano outros postos avançados sejam inaugurados em Gleba Mercedes (Tabaporã), Adrianópolis (Vale do São Domingos), Paranorte (Juara) e Ponta do Aterro (Vila Bela da Santíssima Trindade).  
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet