Notícias / Justiça

28/11/17 às 21:17 / Atualizada: 28/11/17 às 21:33

Julgamento do assassinato do missionário Vicente Cañas acontecerá amanhã (29) em Cuiabá

Guilherme Cavalli, Cimi

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Julgamento do assassinato do missionário Vicente Cañas acontecerá amanhã (29) em Cuiabá

Foto: Arquivo Cimi

O júri acontecerá amanhã, quarta-feira, 29, às 08h30, em Cuiabá (MT), na Justiça Federal, Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Sucedidos 30 anos do assassinato de Vicente Cañas, um segundo júri levará ao banco dos réus o delegado aposentado Ronaldo Antônio Osmar. Ele é acusado de agenciar o assassinato do missionário jesuíta. Indígenas e familiares de Vicente Cañas acompanharão o julgamento.

No primeiro julgamento realizado em 2006, quase duas décadas depois do assassinato,  2ª Vara Federal em Mato Grosso inocentou por seis votos a um o delegado aposentado de Polícia Civil de Juína. Segundo as provas de acusação, Ronaldo acordou a morte do missionário com oito homens que realizaram a emboscada. O Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação do delegado por homicídio duplamente qualificado por intermediar o assassinato. Ele chegou a conduzir o inquérito que investigou o assassinato, induzindo a responsabilidade da morte de Vicente aos indígenas.

Em 2015, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região determinou a realização de um novo júri para julgar a morte de Vicente Canãs. O desembargador Italo Fioravante Sabo Mendes aceitou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) que indicou invalidade do primeiro julgamento por não considerar provas substanciais apuradas durante o processo.

Mais informações: https://goo.gl/CdG5LY

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet