Notícias / Agronegócios

27/11/17 às 14:26

Primeiro leilão de animais Ultrablack do Brasil tem data confirmada

Raça sintética que deve revolucionar a qualidade de carne na pecuária brasileira terá seu primeiro remate de doadoras, touros, embriões e prenhezes.

Pec Press

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Primeiro leilão de animais Ultrablack do Brasil tem data confirmada

Foto: Agropecuária Cafezinho

Graças ao investimento de pecuaristas em raças que transferem qualidade de carne, esse mercado cresce, em média, 35% ano. Com cerca de 4 milhões de doses de sêmen comercializadas em 2016, o Angus detém o programa de qualidade de carne mais consolidado no País, gerando aos fornecedores bonificações acima de 10% sobre o valor convencional da arroba. Grande parte dos cortes gourmets que abastecem boutiques especializadas, restaurantes e churrascarias, entre outros estabelecimentos, provém deste taurino de origem britânica, que conquistou a preferência mundial por sua capacidade em transferir ganho de peso acelerado, maciez, precocidade de carcaça e marmoreio ao cruzamento industrial, características diretamente relacionadas à qualidade de carne.
  

“No Programa Carne Angus Certificada são abatidos animais com, no mínimo, 50% de sangue Angus em sua composição genética, mas a demanda crescente por carne superior culminou em mais de 1 milhão de fêmeas ½ sangue Angus distribuídas nos pastos brasileiros. Pela excelente habilidade maternal, precocidade e peso de carcaça, elas são ótimas opções como matrizes. Eis que surge a dúvida:  qual genética utilizar nestas fêmeas?  A resposta veio em fevereiro deste ano, quando o Ministério da Agricultura homologou a Associação Brasileira de Angus (ABA) para fazer o registro da raça Ultrablack”, explica o médico-veterinário Adriano Oliveira, um dos diretores da UNI Assessoria e Agropecuária Cafezinho, em Santo Antônio de Posse (SP).

O Ultrablack é uma raça pura sintética oriunda do cruzamento entre as raças Brangus e Angus (ou vice-versa), sendo desenvolvida na Austrália e também muito difundida nos Estados Unidos. Essa união resultou em um bovino com 82% de sangue Angus e 18% de zebu eficiente na produção de carne de qualidade e capaz de suportar as condições climáticas e nutricionais impostas pelo Brasil Central, segundo a ABA. “O cruzamento de touros Ultrablack com vacas ou novilhas meio-sangue Angus X Nelore dá origem a um bezerro de qualidade excepcional, com 66% de sangue do taurino britânico, possibilitando fornecer os melhores produtos ao Programa Angus Carne Certificada, e também acessar as maiores remunerações”, explica o veterinário.

PRIMEIRO LEILÃO DE ANIMAIS ULTRABLACK DO BRASIL

Adriano Oliveira e o sócio Mairo Wellington, da UNI Assessoria e Agropecuária Cafezinho, de Santo Antônio de Posse (SP), estão à frente do primeiro leilão de animais Ultrablack no Brasil, genética que chama a atenção de criadores e centrais de sêmen.  Será no dia 12 de dezembro (terça-feira), em caráter virtual, às 20 horas (horário de Brasília), com transmissão pelo site da Leilonorte (www.leilonorte.com.br). Durante o evento, pecuaristas, investidores, sócio-criadores e autoridades se reunirão no restaurante Ráscal, em São Paulo, SP (Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 831 – Itaim Bibi).

Em oferta, 3 doadoras, 20 prenhezes, 100 embriões Ultrablack e cotas de 50% dos jovens reprodutores BMV Ultrablack Alex 010 e BMV Ultrablack Jhonny Cash 011, além da cota de 100% do BMV Ultrablack Tatanka 142. Dois deles já saem do remate contratados para coleta de sêmen. “Aos que desejam incrementar plantel ou ingressar no Ultrablack cruzando sua genética Angus com o Brangus, produzindo seus próprios touros, também ofertaremos 5 doadoras e 3 touros Aberdeen Angus, entre cotas inteiras e de 50%”, relembra Mairo Wellington.

Segundo o médico-veterinário Adriano Oliveira, tanto os animais Ultrablack quanto os Angus disponíveis no leilão carregam linhagens dos melhores touros norte-americanos da atualidade para qualidade de carne, como o Ten X, Yahoo, Nonebetter e In Sure e Perfect Ten. Nomes dos quais muitos já conhecidos entre os pecuaristas brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira de Angus, o Ultrablack é um animal dócil, com habilidade maternal destacada, baixo peso ao nascer (facilita a reprodução) e elevada precocidade reprodutiva, de crescimento e de acabamento de gordura, além dos diferenciais citados anteriormente em relação a ganho de peso, qualidade de carne e rusticidade.  
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

As mulheres da minha vida

Thomires era o nome da minha avó paterna.  Descendente de franceses, tinha a pele muito alva e os olhos azuis claros, que lembravam o mar. O louro esbranquiçado do seu cabelo remetia-me aos das minhas bonecas. Adorava admirar o...

 
 
 
 
Sitevip Internet