Notícias / Educação

17/11/17 às 13:54 / Atualizada: 17/11/17 às 14:03

CFA e FGV lançam parceria

Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs entra na segunda fase com novidades

Ana Graciele Gonçalves da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
O Conselho Federal de Administração (CFA) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançam, no dia 22 de novembro, a segunda fase do Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs. A proposta da iniciativa é contribuir para o fortalecimento da imagem e credibilidade dos Administradores perante a sociedade.

Criado pelo CFA, o programa certificou, na primeira fase, dezenas de Administradores na área de Recursos Humanos. Naquela ocasião, os profissionais podiam solicitar a certificação por experiência. Nesta nova etapa, com a parceria da FGV, o CFA oferecerá a “Certificação por Prova” e, além dos Administradores da área de Administração e Seleção de Pessoal – Recursos Humanos, poderão solicitar a Certificação os profissionais de Administração de Materiais - Logística, Administração Financeira, Administração Mercadológica - Marketing - Administração de Vendas e Administração da Produção.

Para o presidente do CFA, FGV é uma instituição que está intimamente ligada a história da Administração. "Portanto, essa parceria, certamente dará um conteúdo de alto nível intelectual ao Programa. Não estamos apenas lançando a segunda etapa da Certificação. Estamos inaugurando um novo momento para o Sistema CFA/CRAs", falou.

De acordo com o diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Mauro Kreuz, ter a FGV nessa segunda fase é uma das coisas fundamentais. "A instituição acreditou nas nossas propostas e nas nossas premissas. A elite intelectual da FGV preparou as provas cuidadosamente. Esse é um programa moderno que esta alicerçado num novo momento do mundo do trabalho", afirmou Mauro Kreuz.

O Programa – A Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs é voltada para Administradores registrados. A finalidade do programa aferir o conhecimento e as competências desses profissionais para diferenciá-los no mercado de trabalho. “O Programa de Certificação se constitui em vanguarda, pois não é obrigatório e não substitui o registro profissional, muito menos os títulos acadêmicos. Todavia, beneficia o próprio Administrador pois agrega valor ao seu portfólio profissional”, explica Kreuz.

A prova – Elaborada e aplicada pela FGV, a prova terá questões objetivas com diferentes níveis de complexidade. A proposta é avaliar se o candidato à certificação tem conhecimento e compreensão (básico), saber aplicar e analisar esse conhecimento (intermediário), e se é capaz de fazer sínteses e avaliações (avançado).

A FGV possui um banco de questões que estará sempre em expansão. A prova será composta com 40 itens, todas de múltipla escolha. Elas serão elaboradas por professores renomados, sendo que a maioria é autor dos livros a serem indicados na bibliografia recomendada para os candidatos. Sobre as obras, elas serão selecionadas levando-se em consideração fatores como referência, editoras reconhecidas, se contempla diversos autores e se são fáceis de serem encontradas.

Inscrições – O interessado em obter a certificação deverá acessar o site e realizar a inscrição observando os requisitos estabelecidos no Edital e no Regulamento da Certificação. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 22 de novembro no site www.certificacao.cfa.org.br. As provas serão aplicadas em polos/unidades da FGV espalhadas por todo o país.

A Certificação terá validade de quatro anos. Após esse período, o profissional solicita a recertificação e passará por uma outra prova. “Esta condição proporcionará um processo contínuo, caracterizando ciclos evolutivos da capacitação profissional, em consonância com a premissa anterior de educação continuada”, garante Mauro Kreuz.

Sobre o CFA – O Conselho Federal de Administração é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Este tem como missão promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país. Ele é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração – CRAs, sediados em todos os Estados da Federação.

 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

As mulheres da minha vida

Thomires era o nome da minha avó paterna.  Descendente de franceses, tinha a pele muito alva e os olhos azuis claros, que lembravam o mar. O louro esbranquiçado do seu cabelo remetia-me aos das minhas bonecas. Adorava admirar o...

 
 
 
 
Sitevip Internet