Notícias / Educação

17/11/17 às 13:54 / Atualizada: 17/11/17 às 14:03

CFA e FGV lançam parceria

Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs entra na segunda fase com novidades

Ana Graciele Gonçalves da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
O Conselho Federal de Administração (CFA) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançam, no dia 22 de novembro, a segunda fase do Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs. A proposta da iniciativa é contribuir para o fortalecimento da imagem e credibilidade dos Administradores perante a sociedade.

Criado pelo CFA, o programa certificou, na primeira fase, dezenas de Administradores na área de Recursos Humanos. Naquela ocasião, os profissionais podiam solicitar a certificação por experiência. Nesta nova etapa, com a parceria da FGV, o CFA oferecerá a “Certificação por Prova” e, além dos Administradores da área de Administração e Seleção de Pessoal – Recursos Humanos, poderão solicitar a Certificação os profissionais de Administração de Materiais - Logística, Administração Financeira, Administração Mercadológica - Marketing - Administração de Vendas e Administração da Produção.

Para o presidente do CFA, FGV é uma instituição que está intimamente ligada a história da Administração. "Portanto, essa parceria, certamente dará um conteúdo de alto nível intelectual ao Programa. Não estamos apenas lançando a segunda etapa da Certificação. Estamos inaugurando um novo momento para o Sistema CFA/CRAs", falou.

De acordo com o diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Mauro Kreuz, ter a FGV nessa segunda fase é uma das coisas fundamentais. "A instituição acreditou nas nossas propostas e nas nossas premissas. A elite intelectual da FGV preparou as provas cuidadosamente. Esse é um programa moderno que esta alicerçado num novo momento do mundo do trabalho", afirmou Mauro Kreuz.

O Programa – A Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs é voltada para Administradores registrados. A finalidade do programa aferir o conhecimento e as competências desses profissionais para diferenciá-los no mercado de trabalho. “O Programa de Certificação se constitui em vanguarda, pois não é obrigatório e não substitui o registro profissional, muito menos os títulos acadêmicos. Todavia, beneficia o próprio Administrador pois agrega valor ao seu portfólio profissional”, explica Kreuz.

A prova – Elaborada e aplicada pela FGV, a prova terá questões objetivas com diferentes níveis de complexidade. A proposta é avaliar se o candidato à certificação tem conhecimento e compreensão (básico), saber aplicar e analisar esse conhecimento (intermediário), e se é capaz de fazer sínteses e avaliações (avançado).

A FGV possui um banco de questões que estará sempre em expansão. A prova será composta com 40 itens, todas de múltipla escolha. Elas serão elaboradas por professores renomados, sendo que a maioria é autor dos livros a serem indicados na bibliografia recomendada para os candidatos. Sobre as obras, elas serão selecionadas levando-se em consideração fatores como referência, editoras reconhecidas, se contempla diversos autores e se são fáceis de serem encontradas.

Inscrições – O interessado em obter a certificação deverá acessar o site e realizar a inscrição observando os requisitos estabelecidos no Edital e no Regulamento da Certificação. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 22 de novembro no site www.certificacao.cfa.org.br. As provas serão aplicadas em polos/unidades da FGV espalhadas por todo o país.

A Certificação terá validade de quatro anos. Após esse período, o profissional solicita a recertificação e passará por uma outra prova. “Esta condição proporcionará um processo contínuo, caracterizando ciclos evolutivos da capacitação profissional, em consonância com a premissa anterior de educação continuada”, garante Mauro Kreuz.

Sobre o CFA – O Conselho Federal de Administração é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Este tem como missão promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país. Ele é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração – CRAs, sediados em todos os Estados da Federação.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet