Notícias / Justiça

16/11/17 às 08:27

Presos espancam agente, roubam armas e fogem da cadeia de Poconé; 34 escaparam

Keka Werneck, Gazeta

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Presos espancam agente, roubam armas e fogem da cadeia de Poconé; 34 escaparam

Foto: Poconé On line

Fugiram em massa e fortemente armados pelo menos 39 presos da cadeira de Poconé, no final da tarde desta quarta-feira (15), por volta das 17h. A unidade tem cerca de 50 detentos.

A fuga assustou moradores da pacata cidade, porta de entrada do pantanal mato-grossense, já que eles saíram correndo, armados pelas ruas, após agredirem agente penitenciário. Esta modalidade é conhecida como "cavalo doido" e se caracteriza pela fuga coletiva, "atropelando" o que encontram pela frente.

O agente Júlio Pontes, que estava de plantão com uma colega de trabalho mulher, conta que foi entrar para dentro da cadeia e fazer a contenção de presos, quando saíram em disparada. "Eles estavam no banho de sol e saíram tudo louco, fiz um monte de disparos, acertei um monte com munição anti-motim", detalha.

O agente conta ainda que foi espancado, levou coronhada na cabeça e que a colega agente não estava armada.

"Levaram todas as armas da cadeia", confirma.

Força-tarefa da Polícia Militar e Civil da capital já foi para Poconé, iniciar a "caça" aos foragidos, que estão portando pelo menos 5 armas calibre 12, 2 CTs ponto 40, 5 pistolas ponto 40 e mais armamentos.

Superintendente da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Gilberto Rondon, responsável pelo sistema prisional, também foi para Poconé para acompanhar os fatos de perto.

No final da noite desta quarta-feira a Sejudh divulgou as seguintes informações oficiais.

"Forças de Segurança conseguiram recapturar quatro dos 34 presos que fugiram da Cadeia Pública de Pocone (104 km de Cuiabá) nesta quarta-feira (15.11). Foram deslocadas equipes especializadas da Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar entre Bope, Rotam, Gefron, Força Tática, além de unidades do Comando Regional de Várzea Grande e Cáceres na ação de busca e recaptura dos foragidos.

Três presos foram recapturados por policiais da Rotam em uma estrada vicinal próximo da rodovia, em direção a Cuiabá. O outro fugitivo foi preso por uma equipe da PM na cidade.

 

Recapturados 4 de 34 que escaparam - foto:  Sesp/Sejudh

Fuga

Os presos da Cadeia Pública de Poconé agrediram os agentes que estavam de plantão no momento do recolhimento do banho de sol, quando eram conduzidos para as celas. Um dos agentes disparou munição não letal tentando impedir a fuga, contudo os presos partiram pra cima do servidor e o prenderam em uma das celas. Antes de fugir, os presos ainda roubaram armas e munições da unidade.

O agente agredido durante a fuga dos presos já foi atendido e passa bem.

Foram deslocadas de Cuiabá três equipes de agentes penitenciários para dar apoio na unidade prisional e auxiliar na recaptura dos foragidos.


Forças da Segurança estão agindo em conjunto - Foto:  Sesp/Sejudh

Forças integradas

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, acionou o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Aristóteles Cadide, sobre a possibilidade de fuga dos detentos para a região de fronteira.

Também foi montado um gabinete de crise com representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Politec, Gefron e Ciopaer.

"A resposta da Segurança Pública foi imediata, assim que o sistema prisional e o Ciosp foram acionados. As equipes se deslocaram imediatamente para o município", disse o secretário de Segurança.

O delegado geral da PJC, Fernando Vasco, vai reforçar a delegacia de Poconé para dar mais agilidade nos flagrantes, além de levantar as ocorrências que aconteceram após a fuga.

O coordenador do Gefron, tenente coronel José Nildo, vai reforçar a região da Transpantaneira, pois há informações de que alguns dos fugitivos foram para a aquela área.

O comandante regional de Várzea Grande, coronel Alessandro Ferreira da Silva, intensificou o policiamento na região industrial de Várzea Grande como o Capão Grande e 24 de Dezembro, que podem ser rotas utilizadas pelos fugitivos. O Ciopaer tambem participa das buscas com equipes em aeronaves.

Todas as cidades no entorno de Poconé estão com policiamento reforçado, inclusive Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres. A segurança dentro das unidades prisionais e no perímetro externo também ganhou reforço."

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet