Notícias / Educação

09/11/17 às 16:44

Canarana - Projeto de escola estadual é finalista no Prêmio Construindo a Nação

Ação teve como objetivo o acolhimento dos estudantes visando o bem-estar físico e emocional

Yuri Ramires Seduc-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana - Projeto de escola estadual é finalista no Prêmio Construindo a Nação

Foto: Assessoria

O projeto Ouvintes do Coração, desenvolvido pelo Grêmio Estudantil da Escola Estadual Paulo Freire, em Canarana (823 km a Leste de Cuiabá), ficou em terceiro lugar no Prêmio Construindo a Nação, realizado pelo Instituto da Cidadania Brasil. A iniciativa também foi destaque nas modalidades ‘Vídeo de maior impacto’ e ‘Temas mais contemporâneos’.

Ao todo, o prêmio selecionou 18 projetos de todo o país, indicados por júri especialista e voto popular.
O Ouvintes do Coração surgiu diante da preocupação com o bem-estar físico e emocional dos alunos da unidade, que começaram a pensar em uma forma de acolhimento.

A professora de Matemática Cleca Paro foi uma das idealizadoras. Segundo ela, seus próprios alunos entenderam a necessidade do acolhimento ao próximo, já que muitos colegas passavam por problemas pessoais e alguns estavam se mutilando.

“Foi prensado na importância do tema e também da fragilidade dos jovens, que decidimos pelo projeto. Vimos muitas situações neste ano, que reforçaram a necessidade de um acolhimento”, explicou.

Para o projeto ser executado, 30 pessoas, entre alunos e professores, foram treinadas por uma psicóloga da cidade, que já atuava na unidade escolar com ações de conscientização. Eles se tornaram, então, ouvintes, palavra que deu nome ao projeto.

Caixas foram espalhadas pela escola, com intuito dos alunos desabafarem por meio de recados. Em seguida, as ações ganharam espaço via WhatsApp e até por encontros presenciais dentro da escola.
Uma das integrantes do projeto, Heloisa Cristina Irber, de 15 anos, disse que ao se tornar ouvinte, passou a entender a importância de estar presente na vida dos colegas. “Ouvir desabafos, mesmo sem falar nada, já é importante. Como ouvintes, só podemos nos manifestar se pedirem opinião ou conselho”, frisou.

Ao longo do projeto, foram mais de 80 atendimentos, e muitos alunos foram encaminhados para o acompanhamento psicológico. Entre os casos que os alunos enfrentavam, foram descobertos abusos morais dentro de casa, déficit de aprendizagem, tendências suicidas e até mesmo casos de violência sexual.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet