Notícias / Educação

08/11/17 às 11:55

Candidato surdo é obrigado a retirar aparelho auditivo durante realização da prova Enem

O tema da prova foi sobre os desafios para a formação educacional de surdos

Redação Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Candidato surdo é obrigado a retirar aparelho auditivo durante realização da prova Enem

Foto: Divulgação

No comprovante de inscrição do candidato constava que ele é surdo, mas mesmo assim o obrigaram a sair da sala aonde realizava a prova e a passar por um detector de metais. Em seguida, mandaram que o estudante colocasse o aparelho auditivo em um saquinho plástico, que só foi devolvido quando ele terminou a prova.
 
Segundo o pai do estudante, os fiscais da Faculdade Araguaia, aonde o candidato realizava a prova, acharam que o aparelho auditivo era na verdade um ponto eletrônico. Por onde o estudante receberia colas.

Lourival Francisco explicou que na verdade o filho sofre de surdez severa nos dois ouvidos. No entanto, o esquerdo não reage a aparelhos tradicionais, apenas o ouvido direito tem alguma capacidade auditiva com o uso do aparelho.

O pai contou que quando o aparelho auditivo foi devolvido, já não funcionava mais. “Não sei o que fizeram com ele, mas está quebrado.”

Na época em que o dispositivo foi comprado, o pai desembolsou cerca de R$6,4 mil (com desconto).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que é o responsável pela realização do Enem, ainda não deu nenhum retorno ao pai do estudante. Procurado pela imprensa o Inep afirmou que ainda investiga o caso.

O pai relatou ainda que sem o aparelho não tem como levar o filho para realizar a segunda etapa da prova.

Todas as informações são do site O Globo.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet