Notícias / Internacional

08/11/17 às 09:15 / Atualizada: 08/11/17 às 09:21

China - Projetos de Mato Grosso são apresentados a fundo estatal chinês

Ana Rosa Fagundes

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
China - Projetos de Mato Grosso são apresentados a fundo estatal chinês

Foto: GcomMT/José Medeiros

O governador Pedro Taques, prefeitos e representantes do setor produtivo que compõem a delegação do estado apresentaram projetos de investimento em Mato Grosso para o China-LAC Cooperation Fund, fundo de investimento estatal para parcerias com a América Latina, nesta terça-feira (07.11).
 
O Fundo tem orçamento para investimento de U$ 1 bilhão e pode investir em projetos de educação, conservação da água e energia, recursos naturais, infraestrutura, agricultura e tecnologia, entre outros. 
 
O Fundo chinês já financia cinco projetos no Brasil nas áreas da construção civil e agricultura, entre outras. A comitiva  foi recebida pelo CEO Xiwen Simon Fan, que demonstrou entusiasmo com os projetos apresentados, tais como os parques tecnológicos do Estado e do município de Sorriso e o setor de energia. “Desejamos ampliar nossos projetos de investimento no Brasil. É um país estratégico para a China e vamos agora estudar em detalhes os projetos apresentados”.
 
O setor produtivo do Estado, representado pela Aprosoja e Famato, também apresentaram projetos para captação de recursos, como o Agrohub e o Soja Plus. 
 
A criação do Fundo foi anunciada durante a visita do presidente chines Xi Jinping ao Brasil, em 2014. Segundo as exigências do governo chinês, podem ser investidos U$ 100 milhões por projeto e as empresas chinesas podem aplicar no máximo 30% para investimentos sociais. 
 
O governador Pedro Taques lembrou que a China é o principal parceiro comercial e que o futuro do Estado está ligado ao país asiático. “É uma relação de ganho para os dois lados. Nós produzimos muito alimento e vocês precisam de muito alimento. O consumo certamente irá aumentar, assim como nossa produção. Mas precisamos investir em infraestrutura e projetos de alcance social e esse fundo tem um papel importante para alcançamos esse objetivo”, disse o governador.
 
Instigados pelas apresentações e pelas informações dadas, os chineses concluíram dizendo que vêem bastante potencial de financiamento em Mato Grosso, e anunciaram para breve uma visita ao estado para conhecer de perto essa realidade.
 

 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

Vinho chileno com sabor de rebeldia

Já fui melhor nisso. Uns dez anos atrás, eu era um apreciador de vinhos. Na época, isso era uma espécie de moda, e, de todos os vinhos, o que eu menos apreciava era o chileno. Talvez em razão do meu paladar mais...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet