Notícias / Policial

05/11/17 às 11:43

Dia do Escrivão de Polícia - Minha maior satisfação é saber que resolvi o problema da vítima, diz escrivão da Polícia Civil

Luciene Oliveira, assessoria Polícia Civil

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dia do Escrivão de Polícia - Minha maior satisfação é saber que resolvi o problema da vítima, diz escrivão da Polícia Civil

Foto: Asscom-PJC-MT

Há 15 anos, quando entrou na Polícia Judiciária Civil o escrivão de polícia, Assis Ribeiro dos Santos, 45 anos, deixou a família em Cuiabá para ir exercer a função na Delegacia de Jauru (425 km a Oeste da Capital). Sua esposa estava grávida de 4 meses de seu primeiro filho. Único escrivão e sem ninguém para dividir o trabalho na delegacia, conheceu a filha quando ela estava com 15 dias de vida.

O policial (sim, o escrivão também é policial e usa arma de fogo) foi escolhido para homenagear todos os 706 escrivães da Polícia Judiciária Civil, mulheres e homens, neste domingo, 5 de novembro, data intitulada como o Dia do Escrivão.

"São profissionais valorosos e importantes na condução dos procedimentos cartorários. Tudo relacionado ao inquérito policial passa pelas mãos do escrivão. Este é um servidor policial com papel imprescindível na delegacia, não somente na parte administrativa, mas também no investigativo", avaliou o delegado geral da Polícia Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi.

A Carreira

Passados 15 anos e 7 meses de carreira policial, o escrivão lotado hoje na 3ª Delegacia de Polícia do Coxipó, como chefe de cartório, não se arrepende de ter largado o emprego, em uma construtora, para buscar a estabilidade do cargo público.

As atribuições do cargo de escrivão não são poucas, ainda mais quando você é o único em uma delegacia e acaba trabalhando de segunda a domingo. Essa realidade ainda acontece muito, principalmente, nas unidades do interior do Estado, mas para o mato-grossense nascido em Dom Aquino, pai de um casal de filhos, isso já não o assusta mais, pois apreendeu a gostar do cargo, apesar de todas as dificuldades e sobrecarga de trabalho.

 "O escrivão trabalha muito mesmo. É uma profissão que exige muita dedicação. Minha maior satisfação é saber que resolvi o problema da vítima, do cidadão de bem que atendemos, que ele saiu satisfeito com o meu atendimento", disse.

No interior permaneceu por quase seis anos, na mesma delegacia, em Jauru. Quando estava na cidade se recorda de um episódio, que lhe rendeu aprendizado. Novatos na Polícia, ele e um colega investigador foram atender um local de homicídio na zona rural do município.

Naquela época, em Jauru, os policiais faziam também o serviço de perito. No local encontraram o corpo da vítima em estado avançado de decomposição. Fizeram todos os  procedimentos de praxe,  fotos, vistoria pormenorizada pelo local (...). "Até aí tudo bem, apesar do mau cheiro", lembra.

Porém, ao final, uma pergunta: como recolher e transportar aquele corpo? "Fomos salvos pelo proprietário de uma funerária local que nos mostrou como recolher o corpo em segurança. Em seguida, o transportou até o hospital e necrotério da cidade. Depois disso, aprendemos como  proceder em casos semelhantes, mesmo sem a presença da funerária", contou.  

Em 2007, com a lotação de novos escrivães do concurso de 2005, veio para a Capital e foi para a 2ª Delegacia de Polícia no bairro Carumbé, onde ficou por 4 anos e depois passou a trabalhar na recém reativada Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá. Em março de 2017 pediu para ser lotado na 3ª DP, por estar mais próximo de casa.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Edvaldo C.Santos, em 05/11/18 às 12:20

    Parabéns pelo dia do escrivão, penso como vc, o escrivão é aquele que atende tudo e todos!Que o Senhor Deus o abençoe!

 
 
 
Sitevip Internet