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03/11/17 às 19:03

Contas de energia chegam com reajuste no valor da bandeira em novembro

Assessoria

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Contas de energia chegam com reajuste no valor da bandeira em novembro

Foto: Assessoria

Novembro começa com mudança no sistema das bandeiras tarifárias. A partir do dia 01, os valores das bandeiras mudam, com redução na bandeira amarela e aumento no patamar 2 da bandeira vermelha. Isso significa que, a partir de agora, sempre que a bandeira vermelha patamar dois for acionada pelo Governo Federal, o cliente de energia elétrica passa a pagar R$ 5 reais a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Antes, esse valor era de R$ 3,50. No caso da bandeira amarela houve uma redução, e o que antes custava R$ 2,00 passa agora a ser R$1,00 a cada 100 kWh.Para se ter uma ideia, uma conta de um cliente que consome 200 kW hora (valor referente ao mês inteiro com a bandeira vermelha patamar 2), que antes custava R$ 142,63, agora passa a R$ 146,64 fora a Contribuição de Iluminação Pública. A Energisa Mato Grosso esclarece que este aumento não está relacionado com a distribuição de energia ou mesmo com a qualidade dos serviços.  A distribuidora não fica com nenhuma parte desse adicional cobrado. Ele é repassado inteiramente para as empresas geradoras de energia.

O sistema de bandeiras vermelhas foi implantado pela Agência Nacional de Energia Elétrica em 2015 para mostrar de maneira mais transparente ao cliente qual é o custo da geração de energia naquele momento. “É muito importante esclarecer que a questão das bandeiras não tem correlação com a Energisa. Na verdade, esse sistema foi criado para suportar o custo de geração. A partir do momento em que os reservatórios de água estão mais baixos (água essa que gera a maior parte da energia consumida no País), é necessário produzir energia de outra forma, que apresenta um custo de geração bem mais caro. As bandeiras buscam uma compensação por essa energia mais cara”, pontua o diretor-presidente da Energia Mato Grosso.

Conforme Riberto explica, é importante que o cliente observe também que como o faturamento da conta de luz não é do mês civil fechado, com início e fim no mesmo mês, pode acontecer de aparecer duas cores de bandeira em um mês. Quando isso acontece, os valores são proporcionais aos dias do mês que a bandeira estava valendo e não há sobreposição de bandeiras. Por exemplo, uma conta com leitura feita do período entre o dia 11 de outubro e 10 de novembro, terá 20 dias de bandeira vermelha patamar 2 a R$ 3,50 e 10 dias da bandeira patamar 2 a R$ 5 reais.

Outro ponto que faz diferença é que o cliente da Energisa observe o quanto está consumindo e procure adotar hábitos que busquem economia. O anúncio da cor da bandeira do mês seguinte, ajuda ao cliente a se programar para tentar economizar mais. “A Energisa não tem nenhuma vantagem em ver o cliente insatisfeito e sem conseguir pagar a sua fatura de energia. Pelo contrário. Nosso objetivo é que o cliente consuma de forma consciente e no fim do mês, receba sua conta de luz com tranquilidade”, explica o diretor-presidente.

Para o cliente economizar, algumas ações fazem a diferença. Os banhos devem ser mais curtos, de até cinco minutos, e de preferência, com a temperatura morna no verão. Se ligar o ar condicionado, observe se as portas e janelas no local estão fechadas. Mantenha o filtro dos aparelhos limpos e diminua ao máximo o tempo de utilização deles. Sempre coloque cortinas nas janela que recebem sol direto. Se precisar usar a geladeira, pense antes do que precisa, para deixá-la aberta somente o tempo necessário. Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e nunca coloque alimentos ainda quentes dentro dela. Também merece atenção: as borrachas da geladeira precisam ser verificar regularmente para certificação se ainda estão vedando o equipamento. Junte o máximo de roupas que puder e use a máquina de lavar e o ferro de pesar de uma só vez.

No página da internet www.energisa.com.br/Paginas/informacoes/dicas/economia-energia.aspx é possível encontrar mais dicas de economia de energia. Confira!
 

 
 

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