Notícias / Educação

01/11/17 às 17:59

Ficou sem vaga no Fies? Confira alternativas para cursar a graduação sem comprometer o orçamento

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ficou sem vaga no Fies? Confira alternativas para cursar a graduação sem comprometer o orçamento

Foto: Divulgação

O Fies, ou programa de Financiamento Estudantil, já possibilitou o ingresso de milhares de jovens brasileiros de baixa renda nas universidades particulares. O empréstimo, que permite que os estudantes comecem a pagar as parcelas ao conseguir o primeiro emprego após a graduação, é uma iniciativa do Governo Federal.

Contudo, as inscrições para as 75 mil vagas oferecidas pelo Fies no segundo semestre de 2017 já foram encerradas, e os estudantes que não conseguiram garantir sua vaga precisam buscar outras alternativas para cursar o ensino superior sem comprometer o orçamento. Veja algumas soluções para realizar sua graduação com descontos ou menor investimento e conquistar a formação dos seus sonhos.

Graduação EAD

O ensino a distância vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, afinal, os cursos online oferecem mais flexibilidade aos estudantes, que podem decidir os próprios horários para estudar e assistir às aulas, além de permitir que o aluno estude em casa, no trabalho ou em qualquer outro local com acesso à internet.

Além disso, uma graduação EAD normalmente possui preços mais acessíveis, já que os custos para as instituições são menores do que nos cursos presenciais - não existem despesas como aluguel de prédios e salas ou manutenção dos mesmos, por exemplo. Outra vantagem é que o estudante também exclui gastos como transporte e alimentação, tornando a modalidade EAD mais econômica.
Universidades públicas.

As faculdades federais e estaduais do Brasil são muito prestigiadas e oferecem ensino de ótima qualidade sem que os estudantes precisem pagar absolutamente nada. Entretanto, por serem tão bem conceituadas, a concorrência é enorme, e os horários, muitas vezes, não são os ideais para quem precisa trabalhar.

Para quem deseja concorrer a uma vaga nas universidades públicas, o mais indicado é prestar o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - ou o vestibular da própria universidade. Feita a inscrição, é importante estudar por algumas horas todos os dias para se preparar para as provas.  

Sites de bolsas de estudo

Conseguir uma bolsa de estudo também pode possibilitar que o curso desejado caiba no seu bolso. Para conseguir desconto na matrícula e nas mensalidades de uma faculdade particular, fique atento aos sites que disponibilizam ofertas de bolsas, nos quais os estudantes podem inscrever-se online.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

João Spenthof

Cooperativismo de crédito: trabalhar para transformar

Cooperar é uma palavra que tem várias definições. Uma delas é operar em conjunto, é – o que podemos dizer – ser coautor(a) de uma mesma obra. Esses “coautores” são chamados de...

 
 
 
 
Sitevip Internet