Notícias / Educação

01/11/17 às 17:51

Inep divulga cartilha de redação do Enem em Libras

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Inep divulga cartilha de redação do Enem em Libras

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, pela primeira vez, a cartilha do participante para a redação do Enem 2017 em Libras (linguagem brasileira de sinais) para que as pessoas com deficiência auditiva também possam ter acesso ao conteúdo. O documento serve como base para o candidato saber quais são os critérios avaliados nas cinco competências desejadas pelo exame. São 26 vídeos com todo o conteúdo da cartilha tradicional que estão disponíveis no canal do Youtube do Inep.
           
A metodologia de correção das redações, no entanto, não sofreu alterações. O documento apenas foi aprimorado com o objetivo de dar mais transparência à metodologia de avaliação. A única diferença é a aplicação no primeiro dia de provas, 5 de novembro, para concentrar no mesmo dia a demanda cognitiva verbal e sociocultural do participante, uma vez que, no primeiro domingo, as áreas examinadas serão linguagem, redação e ciências humanas.

Regras

De acordo com o Inep, a prova de redação exige a produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Para isso, o participante deve defender uma tese ou uma opinião sobre o tema proposto, sempre com base em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão.
           
O texto da redação do Enem deve ser escrito de acordo com a escrita formal da língua portuguesa. Além disso, é importante destacar que o exame exige uma intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Isso significa que, ao final da dissertação, o estudante deve propor uma solução para a problemática apresentada.

Avaliação

 O texto produzido pelo candidato é avaliado por duas pessoas de forma independente, sem que um tenha acesso à nota atribuída pelo outro. Os avaliadores dão notas de 0 a 200 para cada uma das cinco competências exigidas. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois.
           
As cinco competências são as seguintes: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Recursos de acessibilidade

 O Enem oferece uma série de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou indivíduos que tenham alguma necessidade específica, como gestantes e lactantes. Entre os recursos disponibilizados, estão prova em braile, ledor, auxílio para transcrição do gabarito, mobiliário acessível, local de prova com acessibilidade, entre outros. Neste ano, pela primeira vez, o exame disponibilizará a videoprova em Libras. Nesse caso, o candidato poderá assistir os vídeos por meio de um dispositivo eletrônico ofertado pelo Inep, além de receber um caderno físico com as questões.
           
O Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Diferentemente dos anos anteriores, em 2017, as provas acontecem em dois finais de semana diferentes. O fechamento dos portões será às 13 horas no horário oficial de Brasília.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

Vinho chileno com sabor de rebeldia

Já fui melhor nisso. Uns dez anos atrás, eu era um apreciador de vinhos. Na época, isso era uma espécie de moda, e, de todos os vinhos, o que eu menos apreciava era o chileno. Talvez em razão do meu paladar mais...

 
 
 
 
Sitevip Internet