Notícias / Educação

26/10/17 às 16:13

Nascentes do Xingu lança Programa de Educação em Saneamento Básico para bolsas de mestrado e doutorado na UFMT e Unemat

Thais Tomie

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nascentes do Xingu lança Programa de Educação em Saneamento Básico para bolsas de mestrado e doutorado na UFMT e Unemat

Foto: Assessoria

Para incentivar a formação de profissionais e o desenvolvimento de projetos inovadores na área de saneamento básico, a Nascentes do Xingu, empresa responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado de Mato Grosso, lançou nesta última segunda-feira (23.10), o Programa de Educação em Saneamento Básico, que concede bolsas ou auxílio para pesquisas de mestrado e doutorado.  

O lançamento oficial foi realizado durante a solenidade de abertura da III Semana Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá. O evento aconteceu no auditório Professor João Balduíno Curvo Neto, localizado na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) da UFMT e contou com a presença de docentes, pesquisadores, técnicos, estudantes e colaboradores da Nascentes do Xingu.
 
A iniciativa pioneira é voltada para estudantes de mestrado e doutorado que tenham aprovação em processo de seleção de programas de pós-graduação stricto sensu 2018/01, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para realizar pesquisas sobre assuntos relacionados ao avanço dos serviços de saneamento, meio ambiente, preservação ambiental e saúde pública.

Durante o lançamento, o diretor-presidente da Nascentes do Xingu, Julio Moreira, frisou que além de investir na ampliação dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, a empresa investe também na educação e, acredita que este é o caminho para continuar crescendo em busca de soluções viáveis e necessárias para transformar a realidade do saneamento básico no estado. Ele ainda pontuou que o acesso universal ao saneamento é um desafio a ser alcançado e que é preciso despertar o protagonismo popular para transformações esperadas.
 
“O programa é um convite à participação educacional engajada, aberta ao diálogo e a reivindicação por estes direitos. É uma forma de fomentarmos pesquisas e trabalhos que incentivem os estudos sobre a necessidade destes serviços para a saúde pública e o desenvolvimento humano, começando pela educação transformadora, crítica, continuada e permanente”.
 
O coordenador da Semana Acadêmica, professor Msc. Tadeu José Figueiredo Latorraca, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT, destacou que o lançamento do Programa de Educação em Saneamento Básico é um ato pioneiro de uma empresa que tem o interesse no desenvolvimento de pesquisas e estudos na área tecnológica e isso é muito gratificante para os alunos, professores e orientadores que vão trabalhar com bolsas de mestrado e doutorado.
 
“Devido a carência de recursos que demandam hoje as universidades federais no país, este programa é muito importante em função da dificuldade de encontrar no estado de Mato Grosso, empresas que têm esse interesse de trabalhar com a área acadêmica para desenvolver novas técnicas voltadas para o saneamento. Em nome dos nossos discentes e docentes só temos a agradecer pela iniciativa”, pontuou o professor.
 
Segundo o diretor de Programas de Pós-graduação da Unemat, professor doutor Claumir César Muniz, programas e projetos de pesquisa da iniciativa privada que objetivam ações voltadas para o mesmo fim são amplamente positivas e desejáveis pela instituição. “Amplamente presente no Estado, com seus 13 campus, a Unemat, agraciada por três bacias hidrográficas busca formar e capacitar recursos humanos nas diferentes áreas do conhecimento. O programa desenvolvido pela Nascentes do Xingu, em parceria com a Unemat, traz em suas linhas de formação, a manutenção e conservação dos recursos naturais. A Unemat aprecia as parcerias institucionais que reforcem a pesquisa, principalmente quando voltadas para a formação e qualificação discente, que oportuniza oferecer mão de obra especializada para Mato Grosso”.
 
Para concorrer à bolsa de estudo ou auxílio à pesquisa, o candidato terá que submeter a proposta baseada no tema “Pesquisa e desenvolvimento de estudos e tecnologias em saneamento básico voltados para ampliação do acesso e modernização dos sistemas de água e esgoto no estado de Mato Grosso”, especificado em vários linhas de pesquisas.
 
Inscrições
 
As inscrições serão realizadas de 01 de março a 10 de abril de 2018. O edital, a ficha de inscrição, os princípios gerais e todos os documentos necessários para participar da Seleção 01/2018 do Programa de Educação em Saneamento Básico estão disponíveis no site www.nascentesdoxingu.com.br/educacaoemsaneamento
 
Para mais informações ou dúvidas sobre o programa mande um e-mail para educacaoemsaneamento@nascentesdoxingu.com.br ou ligue no 65 3318-0517
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet