Notícias / Meio Ambiente

26/10/17 às 09:10

Seca acaba com a Ilha do Bananal

A chuva ainda não chegou a Tocantins. A seca levou 13 municípios a decretar situação de emergência e atingiu a maior ilha fluvial do mundo.

A chuva ainda não chegou a Tocantins. A seca levou 13 municípios a decretar situação de emergência e atingiu a maior ilha fluvial do mundo.

Há cinco meses não chove no sudeste do Tocantins. Mais de 23 mil pessoas estão sem água potável para beber. Pequenos agricultores perderam gado e lavouras. Famílias estão abandonando a zona rural. As que ficam dependem de ajuda.

Até o Rio Araguaia sente os efeitos da falta de chuva. As praias estão mais extensas. Os bancos de areia nunca estiveram tão expostos. Na Ilha do Bananal, em Tocantins, o Rio Araguaia se divide. Um dos braços recebe o nome de Javaés. Os dois cercam a ilha. Por causa da seca, o Rio Javaés desapareceu. E a maior ilha fluvial do mundo, deixou de ser ilha. A Ilha do Bananal tem cerca de 20 mil quilômetros quadrados de extensão. Fica no Tocantins, na divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso e Pará. Hoje, é possível entrar e sair da ilha caminhando. Redemoinhos de areia se formam no leito do rio. Em pelo menos 80 quilômetros a água não corre. "Nós temos um grande medo desse rio vir realmente a desaparecer", afirma Cláudio Braga, tenente da Companhia de Polícia Ambiental. Fiscal da Funai, Armando Teixeira da Silva tem acompanhado as mudanças na região.

“Cada ano que passa a chuva vai diminuindo e vão acontecendo essas secas terríveis", diz ele.
Chico Karajá, aos 52 anos, diz que nunca tinha visto seca como a deste ano. Peixes agonizam nos pequenos poços, prestes a desaparecer.

Um vídeo postado nas redes sociais pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, mostra um cenário desolador provocado pela falta de chuvas. Jacarés mortos e presos em lamaçais, e gado ameaçados de morte são socorridos pelos homens do órgão que visitaram o local.

 

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet