Notícias / Curiosidades

24/10/17 às 12:08

Dicas para evitar os principais acidentes domésticos

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Transformar a casa em local mais seguro é essencial para os moradores de todas as idades, sobretudo em famílias com crianças e pessoas idosas. Alguns cuidados simples e  essenciais ajudam a evitar alguns dos principais e mais comuns acidentes domésticos.
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano de 2014 foram atendidas em média 292 ocorrências de acidentes domésticos em um mês, com vítimas de politraumatismo. Ainda conforme o órgão, este tipo de acidente é um dos principais motivos de adoecimento e morte decorridos de incidentes em casa. As quedas figuram no topo da lista, sejam elas de janelas, escadas, telhados e até mesmo camas, sendo mais de 38% dos casos naquele período.

Tornando a casa mais segura
 
Entre as causas e fatores mais frequentes de acidentes estão:
 
  • escorregar no piso molhado ou encerado
  • usar meias de solado liso em piso também liso
  • quinas de móveis ou gavetas abertas
  • tapetes que não possuem base antiderrapante
  • soleiras de portas que não se nivelam ao chão
  • degraus de tamanhos diferentes em escadas
  • acidentes com gás de cozinha
  • iluminação ruim
  • quedas ao subir em cadeiras e escadas
  • incidentes com panelas contendo alimentos ou líquidos quentes
  • lesões por objetos pontiagudos ou cortantes
  • choques em tomadas ou fios elétricos
  • ingestão acidental de medicamentos
 
Proteger as tomadas é importante principalmente em casas com crianças pequenas. Muita atenção ao uso de vários equipamentos em um benjamim ou extensão, pois isso pode causar sobrecarga e provocar incêndios. Os fios inclusive precisam ficar fora do alcance das crianças.
 
Pisos quebrados, tacos soltos e chão molhado podem causar acidentes graves, fique bastante atento. Apenas utilize tapetes antiderrapantes e instale corrimão nas escadas da casa.
 
Grades e telas de proteção são indispensáveis em residências com crianças. Vidros rachados e quebrados podem ser perigosos e precisam ser substituídos. Proteja a quina dos móveis e mantenha-os longe de janelas. Brinquedos com partes muito pequenas devem ser utilizados sob supervisão de um adulto.
 
Para quem utiliza botijão de gás, a dica é comprá-lo apenas de uma distribuidora de gás autorizada e legalizada, pois o uso de gás adulterado pode causar intoxicação e explosões.
Preferencialmente, o botijão deve ficar fora da cozinha e longe do fogão. Sempre verifique se os queimadores do fogão estão desligados corretamente após o uso, e feche o registro de gás quando for se ausentar.
 
Mantenha os cabos das panelas voltados para o centro do fogão, evitando esbarrões acidentais que possam entornar o conteúdo quente. No escorredor, deixe as pontas das facas e garfos voltadas para a parte interna da peça. Mantenha produtos de limpeza, fósforos e objetos cortantes ou frágeis longe do alcance das crianças.
 
Mantenha lâminas de barbear, tesouras, secadores e pranchas de cabelo guardados em local seguro. O armário de medicamentos deve permanecer trancado.
 
Em caso de acidente doméstico procure imediatamente ajuda médica. Tenha em casa uma caixa de primeiros socorros para o caso de cortes ou impactos de pequena gravidade.
 
 
 
 
 
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet