Notícias / Policial

27/08/15 às 10:07

PF combate a maior quadrilha de traficantes de drogas sintéticas do Brasil

PF combate a maior quadrilha de traficantes de drogas sintéticas do Brasil

Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a Operação Quinto Elemento contra a maior quadrilha de traficantes de droga do país

Foto: Vagner Rosário/VEJA

Goiânia/GO – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (27/8) a Operação Quinto Elemento, com o objetivo de desarticular complexa organização criminosa especializada no tráfico de drogas sintéticas atuante no estado de Goiás, com colaboradores em vários estados do País.

Cerca de 400 policiais federais, de diversas regiões do país, estão dando cumprimento a 145 mandados judiciais nos estados de Goiás, São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal. São 30 mandados de prisão temporária, 08 mandados de prisão preventiva, 40 mandados de condução coercitiva, 55 mandados de busca e apreensão e 12 sequestro de bens imóveis, incluindo um prédio residencial de 20 apartamentos.

A organização criminosa se utilizava de empresas regularizadas para aquisição dos produtos químicos que eram utilizados para sintetizar os mais variados tipos de droga, que iam desde as anfetaminas até a cocaína. A grande quantidade de produtos químicos adquiridos chamou a atenção dos investigadores que constataram um esquema econômico organizado para o tráfico, com a participação de farmácias, laboratórios e vendedores, que se utilizavam de veículos de luxo para comercializar a mercadoria ilegal.

Durante as investigações os policiais federais desmontaram oito laboratórios, alguns deles com grande capacidade de produção de drogas: em apenas um deles, foram apreendidos cerca de 630 mil de comprimidos conhecidos como ECSTASY DO PARAGUAI, também usados como rebite, prontas para o consumo. Esse tipo de droga, além de outros efeitos, leva o usuário a um quadro de insônia e depressão. Outro laboratório foi surpreendido produzindo aproximadamente 800 mil comprimidos. As investigações também apontam que, em apenas oito meses, um dos laboratórios gerenciados pela organização movimentou cerca de R$ 240 milhões.

A droga apreendida em apenas um dos laboratórios é superior à quantidade apreendida pela Polícia Federal durante todo o ano de 2015.

Todos os envolvidos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico, falsidade ideológica e tráfico de produtos químicos para a produção de drogas.

*O termo faz referência ao éter, que era considerado pelos alquimistas como o quinto elemento; está relacionado à quantidade da substância encontrada no primeiro laboratório investigado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet