Notícias / Agricultura

15/10/17 às 14:05

Por causa do calor intenso, produtores de MT devem colher 32% menos café do que em 2016

Dificuldade em produzir o grão está associada ao tempo quente. Além disso, lavouras muito antigas não produzem tanto.

Por causa do calor intenso, produtores de MT devem colher 32% menos café do que em 2016

Foto: Célio Serafim/TVCA

Em Mato Grosso, é grande a queda na produção dos cafezais, segundo estimativa da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab). De acordo com a companhia, Mato Grosso dever colher 84,5 mil sacas de café este ano, o que corresponde a 32,6% menos que em 2016. A dificuldade em produzir o grão está associada ao tempo quente. Além disso, lavouras muito antigas não produzem tanto.
 
No cafezal do agricultor José Turati, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, muitos frutos foram castigados pelo sol. O calor intenso nos últimos meses levou o agricultor a diminuir a área de cultivo pela metade. Dos oito hectares, hoje ele conta com apenas quatro, todas da espécie arábica.
 
“Eu tenho que plantar de 14 a 15 mil pés de café. Eu arranquei 7 mil pés, estava com 21 mas já cheguei a ter 28 mil pés aqui. O clima muito quente a temperatura muito alta, em agosto a lavoura estava linda. Aí vem essa alta temperatura em e a planta não resiste”, disse Turati.
 
Segundo a Conab, Mato Grosso deve colher 84,5 mil sacas de café este ano, 32,6% menos que em 2016. Uma queda brusca, que atinge os planos de indústrias que beneficiam grãos de café na região oeste do estado.
 
A queda na produção estadual de café também é consequência do abandono de lavouras mais antigas, que já não rendiam muito.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet