Notícias / Policial

12/10/17 às 21:47

Força Nacional desembarca em MT após ameaça de invasão de indígenas em canteiro de obras de usina

Força Nacional desembarca em MT após ameaça de invasão de indígenas em canteiro de obras de usina

Força Nacional desembarcou em Alta Floresta nesta quinta-feira (12).

Foto: TVCA/Reprodução

Equipes da Força Nacional desembarcaram nesta quinta-feira 912) em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, para cumprirem uma decisão judicial que determinou a garantia de segurança no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica São Manoel, que está sendo construída no Rio Teles Pires, na divisa de Mato Grosso com o Pará.
 
A decisão é assinada pelo juiz Marcel Queiróz Linhares, da Segunda Vara Federal de SInop, a 503 km da capital, e atende a um pedido feito pela diretoria da empresa responsável pela usina, após a ameaça de invasão de indígenas no local.
 
Segundo consta na decisão, a presença da Força Nacional visa evitar danos ao patrimônio e garantir o direito de ir e vir dos funcionários da usina.
 
Em julho deste ano, índios da etnia Mundukuru invadiram o canteiro de obras da usina e passaram quatro dias ocupando o local. Os índios alegam que a construção traz impactos à cultura indígena.

No ano passado, uma engenheira e seis operários que trabalham na construção da usina hidrelétrica foram mantidos reféns dos índios da etnia Kayabi , na aldeia Kururuzinho, próxima ao município de Alta Floresta. Na época, os indígenas reclamam da contaminação do rio após um vazamento de óleo na região.
 
A usina
A hidrelétrica São Manoel começou a ser construída em 2014. Segundo a empresa responsável pela usina o prazo previsto para conclusão da obra é maio de 2018. Quando estiver pronta, seu reservatório terá uma área de 66 quilômetros quadrados, e capacidade de geração de 700 megawatts.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Wendr, em 13/10/17 às 13:30

    Ir pro mato caçar tatu, pescar, plantar para comer esse povo num quer. Agora tentar extorquir eles montam verdadeiras operações de guerra. Tudo isso é pra ganhar dinheiro fácil, caso contrário não fazeriam essa muvuca toda. Dinheiro gasto com indo o e dinheiro gasto a toa, não trás benefício nenhum pro povo que precisa tanto de serviço pra trabalhar!

 
 
 
Sitevip Internet