Notícias / Esportes

09/10/17 às 23:27

Visita ao Paiaguás - Campeões brasileiros de Taekwondo, jovens mato-grossenses destacam importância do esporte

Renata Prata | Gcom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Visita ao Paiaguás - Campeões brasileiros de Taekwondo, jovens mato-grossenses destacam importância do esporte

Foto: Mayke Toscano

Jovens mato-grossenses que se sagraram campeões brasileiros de Taekwondo estiveram, nesta segunda-feira (09.10), no Palácio Paiaguás, acompanhados de pais e equipe técnica.  Ao receber a equipe campeã, formada por crianças e adolescentes entre 7 e 19 anos que trouxeram para o estado 17 medalhas de ouro, 24 de prata e sete de bronze, superando competidores de outros 22 estados, o governador Pedro Taques destacou que os atletas são um orgulho para Mato Grosso. “O esporte é importante para que estes jovens não entrem no mundo do crime, das drogas, além de ajudar no desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes”, destacou o governador.  

Muitos destes jovens praticam o Taekwondo por meio do  programa social Rede Cidadã. Este é o caso de Julio Cesar Gomes Cavalcante, de 13 anos, que conquistou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro, realizado em São Paulo, no mês de setembro. O adolescente começou a lutar em uma academia particular, mas devido a problemas financeiros se transferiu para o projeto do governo estadual. “O Rede Cidadã não foca no dinheiro e sim na formação do caráter e na experiência de vida. O projeto nos ensina a ter ética, zelar pelos nosso compromissos e andar no caminho certo”.

Sobre o Taekwondo, esporte que já trouxe 20 medalhas para a coleção de Julio, inclusive uma medalha de ouro conquistada na última edição da Copa América, ele diz: “É minha vida. Sem o Taekwondo eu não teria as oportunidades que tenho hoje, não poderia ir para fora e conhecer tantos lugares novos”.



utro adolescente integrante do Rede Cidadã, Lucas Souza, de 13 anos, começou a praticar o Taekwondo com seis anos de idade. Medalha de bronze no Campeonato Brasileiro, ele esteve na visita à sede do Executivo acompanhado da mãe, a assistente social Nilda Souza.

“O meu filho sempre foi um exemplo em casa e o taekwondo  trabalha muito a disciplina. O Rede Cidadã é um projeto muito bom, que desenvolve as crianças”, diz Nilda, comemorando a medalha pendurada no pescoço de Lucas. O jovem atleta ressaltou que o esporte lhe rendeu muitas amizades que serão guardadas para toda a vida. “Participar do campeonato foi uma experiência maravilhosa, somos como uma família”, disse.

O esporte é uma das principais formas de interação social. O jovem João Antonio da Silva, de 11 anos, viu no taekwondo a forma de vencer a discriminação, causada pelo problema de baixa visão. Medalha de ouro no Campeonato Brasileiro, o pequeno atleta é um colecionador de títulos, não se deixando intimidar pelos 50% de visão a menos que possui.

“João sofria muito discriminação na escola por parte dos outros coleguinhas por não conseguir acompanhá-los nos esportes. Foi procurando um esporte que ele se adaptasse, mesmo com o problema da visão, que descobrimos o taekwondo, que ele luta se orientando pelo vulto. Começamos a treinar sem o óculos e ele foi conquistando vários campeonatos. Ele mostrou que é capaz, é o orgulho da família”, diz o pai Antônio Carlos da Silva.

Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Eduardo Gomes de Andrade

De mundo melhor

Manso, o fogo sapecava as cascas das árvores tortas do cerrado mato-grossense e engolia o capim nativo. No processo natural ambiental, em poucos dias o verde espalhava-se pelo chão no renovado capim e subia ao topo das lixeiras e das...

 
 
 
 
Sitevip Internet