Notícias / Agricultura

05/10/17 às 19:22

Ferramenta da Aprosoja/MT indica data de plantio recomendada

A consulta ao Zoneamento Agrícola já está liberada e é fundamental para quem investe em seguro rural

Ascom Aprosoja

com redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Ferramenta da Aprosoja/MT indica data de plantio recomendada

Foto: Ascom Aprosoja/MT

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) criou uma ferramenta em seu site voltada aos agricultores que desejam consultar de forma rápida, com base no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), a data recomendada de plantio em sua propriedade rural.

Para fazer a simulação, o produtor rural precisa colocar na ferramenta a safra, a cultura que será plantada, a cultivar que será utilizada e o município de plantio. Em seguida, de acordo com o grupo de cultivar (1, 2 ou 3) a ferramenta fornece as datas em que o risco de plantio será de 20%, 30% ou 40%, baseando-se também no tipo de solo (arenoso, textura média e argiloso).

O objetivo da criação da ferramenta é que o produtor planeje o seu cultivo na data correta. Isso porque o cumprimento total do Zarc é fundamental para que o seguro rural, no caso de sinistros, seja garantido. O seguro é uma ferramenta de gestão de riscos e pode permitir a recuperação de capital investido em caso de adversidades climáticas.

No caso da safra 2017/2018, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) definiu no mês de julho as datas mais seguras e eficientes para o plantio de soja. Caso o agricultor opte por plantar fora destas datas, ele automaticamente perde o direito de pleitear cobertura e pagamento do seguro rural. Todas as datas podem ser acessadas no Informe Técnico da Aprosoja número 194, aqui.
 
Para acessar a página da Aprosoja e simular a melhor data de plantio, clique aqui.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet