Notícias / Justiça

26/08/15 às 08:38

Desembargador concede HC e ex-assessor de Roseli deixa o Carumbé

Desembargador concede HC e ex-assessor de Roseli deixa o Carumbé

Ex-assesor da Setas (Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Rodrigo de Marchi: acusado de intermediar propina entre o empresário Paulo Lemes e ex-primeira dama Roseli Barbosa

Foto: O Documento

O desembargador Orlando Perri  deferiu o pedido de habeas corpus impetrado pelo ex-assesor da Setas (Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Rodrigo de Marchi. Ele é o primeiro dos 4 presos na “Operação Ouro de Tolo” a obter habeas corpus.

Ele é um dos acusados de participar de esquema criminoso que teria desviado R$ 2,8 milhões da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, entre 2011 e 2014. Segundo denúncia do Gaeco, Marchi seria o intermediário em levar 40% da propina para Roseli Barbosa, ex-primeira-dama de Mato Grosso, que também está detida.

Entenda o caso
Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), composto por Promotores de Justiça, Delegados de Polícia, Policiais Militares e Civis, cumpriu neste momento mandado de prisão preventiva em desfavor da ex-primeira dama do Estado, Roseli de Fátima Meira Barbosa, na cidade de São Paulo (SP). Outros mandados de prisão estão sendo cumpridos.

A prisão de Roseli Barbosa teve como base a o conteúdo da delação premiada feita pelo empresário Paulo Lemes, dono de três institutos que prestavam serviços na Setas. Todo o esquema teria acontecido entre 2012 e 2013, durante a gestão de Roseli. A Setas teria contratado a empresa Microlins e os Institutos de Desenvolvimento Humano (IDH/MT) para executar programas sociais referentes ao “Qualifica Mato Grosso”, “Copa em Ação”, entre outros através do uso de “laranjas”. Na ação a qualidade desses cursos também é questionada. 

Inicialmente, 33 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público pelas fraudes. Um dos denunciados no esquema, o empresário Paulo Lemes, fez acordo de delação premiada com o Gaeco e passou novas informações.

Após a colaboração do empresário, outras três pessoas, incluindo o ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), Silvio Cézar Corrêa de Araújo, foram denunciadas.  

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet