Notícias / Acidentes

01/10/17 às 08:47 / Atualizada: 01/10/17 às 21:47

Bom Jesus do Araguaia - Rojão explode em rodeio, mata 2 pessoas e deixa muitos feridos (ver atualizações)

A situação gerou um grande tumulto de pessoas assustadas com o acidente.

Eldorado FM

Edição AguaBoaNews, Clodoeste 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Bom Jesus do Araguaia - Rojão explode em rodeio, mata 2 pessoas e deixa muitos feridos (ver atualizações)

Foto: Divulgação

Dois mortos e pelo menos 15 pessoas feridas em um acidente na noite de sábado, 30 de setembro, durante rodeio na Exposição Agropecuária de Bom Jesus do Araguaia, a Expobonja. O evento acontece tradicionalmente em comemoração ao aniversário da cidade.

De acordo com informações da Polícia Militar do município, um rojão teria explodido durante uma apresentação na arena do rodeio e atingindo várias pessoas que acompanhavam a atração. Duas pessoas, identidades ainda não reveladas, não resistiram aos ferimentos e morreram, aproximadamente 15 pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o hospital local.

A situação gerou um grande tumulto de pessoas assustadas com o acidente. Uma grande força tarefa envolvendo o efetivo das polícias militar e civil, profissionais da saúde e moradores foi montada para socorrer os feridos.  Ambulâncias de cidades vizinhas se deslocaram para Bom Jesus do Araguaia para realizar a remoção dos casos mais graves para a cidade de Água Boa, distante 240 quilômetros de Bom Jesus.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o que seria o momento da explosão que causou as mortes e deixou vários feridos na Expobonja em Bom Jesus do Araguaia.

A exposição acontece no Estádio Municipal de Bom Jesus do Araguaia, com entrada franca, e conta com a participação de pessoas de toda a região. A realização da Expobonja é da prefeitura do município.

Os corpos das vítimas fatais até o início da madrugada de domingo (01) ainda se encontravam no local, aguardando a chegada da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar o motivo do acidente e responsabilizar os culpados.

Atualização às 10h50 - Ao Água Boa News o prefeito Joel Ferreira diz lamentar o ocorrido e que até o momento faleceu duas pessoas, ao contrário do que foi divulgado que teria falecido mais uma pessoa no hospital.

Atualização às 11h35 - A administradora do Hospital Regional Paulo Alemão confirmou esta manhã, que recebeu 8 pacientes de Bom jesus do Araguaia. Todos foram feridos durante a explosão de um rojão na festa de rodeio daquela cidade. O acidente ocorreu na noite deste sábado.

Salete Lauermann disse que dos 8 pacientes, dois inspiram sérios cuidados. Um deles sofreu traumatismo craniano e será transferido nas próximas horas, provavelmente para o Hospital Pronto Socorro de Cuiabá.

Tem o caso de uma moça que ainda passa por exames no hospital, mas há suspeita de que ela tenha um estilhaço de metal na altura da coxa. (Por Inácio Roberto / Interativa)

Atualização às 13h30 - Durante a queima fogos, um rojão caiu na arquibancada, onde as vítimas estavam. Além das duas mortes, aproximadamente 30 pessoas ficaram feridas. As informações são da Polícia Militar e da prefeitura do município.

 
O prefeito de Bom Jesus do Araguaia, Joel Ferreira (PSDB), disse que a explosão ocorreu no momento da entrada do locutor que iria narrar o rodeio, que acabou sendo cancelado devido ao acidente.
 
"Eu estava junto com outros prefeitos de municípios da região e empresários que iriam entrar na arena durante a abertura do rodeio desse dia, quando de repente houve uma explosão e o rojão se espalhou no alto, caindo na arquibancada. Não sabemos direito o que aconteceu", contou ao G1.
 
Ele contou que depois do acidente, a festa acabou, e todos se mobilizaram para tentar ajudar as vítimas que estavam feridas. "Entrei em contato com as prefeituras da região para que ajudassem as nossas equipes no resgate das vítimas.
 
De acordo com o prefeito, havia cerca de 1.500 pessoas na arquibancada no momento do acidente e que as pessoas ainda estavam chegando na arena. O acidente ocorreu por volta de 23h [0h no horário de Brasília].
 
A Exposição Agropecuária de Bom Jesus do Araguaia (Expobonja) é realizada anualmente pela prefeitura no período em que comemora o aniversário do município. O prefeito informou que as despesas são custadas pela prefeitura, mas que uma empresa de produções de eventos é quem executa o projeto.
 
Durante os quatro dias de festa, a entrada é gratuita. Nos outros dois dias, também houve fogos de artifício, mas sem nenhum incidente. A festa estava prevista para terminar neste domingo (1º), mas por causa do acidente foi cancelada. Também foi decretado luto de três dias pela morte das vítimas.
 
Um vídeo gravado por alguém que estava no local mostra o início do acidente. As imagens, que foram disponibilizadas pela prefeitura, não mostram o rojão caindo.
 
Algumas vítimas que estão feridas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Bom Jesus do Araguaia e os oito que estão em situação mais grave foram levados para o Hospital Regional de Água Boa, conforme o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa (PPS).
 
"Estive no hospital e me passaram esse número de feridos. Alguns estão com ferimentos mais leves e outros mais graves, que vão passar por cirurgia. Tive a informação de que outros pacientes ainda vão chegar", explicou ao G1.
 
Foi pedida a transferência de um paciente para um hospital de Cuiabá, pois ele necessita de um leito de UTI. "Ele está consciente, mas teve ferimentos na cabeça. Tem uma criança de 5 anos com fratura no fêmur e que também deve precisar de cirurgia", explicou.
 
"A queima de fogos é tradicional nas feiras agropecuárias, mas infelizmente ocorreu esse acidente", afirmou.  (Por Pollyana Araújo, G1 MT)
 
Às 21h33 atualização com mais informações sobre a tragédia - Ás vítimas fatais são: Adailson Henrique de Oliveira, 45 anos, e Maicleidson Lopes Borges, 27 anos. Os corpos foram conduzidos   para o Instituto Médico Legal (IML), em Água Boa, onde passaram por exame de necropsia. Após a liberação, Adailson foi trasladado para o Estado de Goiás e Maicleidson e levado para São Felix do Araguaia.

De acordo com uma fonte policial, a explosão ainda feriu mais 22 pessoas, das quais, nove ficaram em estado grave. Com a tragédia, o hospital municipal ficou lotado. Municípios vizinhos, como Ribeirão Cascalheira, Alto Boa Vista e Serra Nova Dourada, enviaram ambulâncias, médicos e enfermeiros.

Oito pacientes ainda foi transferida para o Hospital Regional aqui de Água Boa. Entre elas, estão uma criança de cinco anos e uma adolescente de 13. Das oito, três serão transferidas para hospitais em Cuiabá. 

Ainda não se sabe o que ocasionou o acidente. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada imediatamente e analisou o local da explosão. Um laudo com as causas deverá ser divulgado nos próximos dias. A Polícia Civil também instarou inquérito para apurar o caso. (Com Só Notícias)

 

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o que seria o momento da explosão que causou as mortes e deixou vários feridos na Expobonja em Bom Jesus do Araguaia; ver abaixo:

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet