Notícias / Meio Ambiente

29/09/17 às 22:07

Xambioá (TO): Moradores transitam pelo meio do Araguaia em camionete após rio quase secar

Rio tem mais de 2 mil km de extensão e é um dos principais do país. Ele enfrenta uma das piores secas da história, em alguns pontos há apenas centímetros de água.

G1 Tocantins

Edição AguaBoaNews, Clodoeste 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Xambioá (TO): Moradores transitam pelo meio do Araguaia em camionete após rio quase secar

Camionete chegou até o meio do rio

Foto: Reprodução

Um dos principais rios do país, o Araguaia enfrenta uma das piores secas da história, segundo os moradores de Xambioá, na região norte do Tocantins. Um vídeo gravado na cidade mostra que nos últimos dias está sendo possível transitar pelo leito do rio em uma caminhonete.
 
Uma das unidades de monitoramento instaladas no rio pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins registrou que nesta quarta-feira (27) o nível do Araguaia estava com apenas 1,54 metros de profundidade. Em janeiro deste ano, o mesmo local estava com 3,32 metros de fundura.
 
Segundo os moradores, há locais em que o rio alcançava até dez metros de profundidade. Agora, em alguns pontos há somente alguns centímetros. Nas imagens gravadas por Cleonice Oliveira Barros, no início desta semana, uma camionete percorre o leito do rio até chegar no meio do Araguaia.
 
"Agora não está dando nem quatro metros nos lugares mais fundos. Aquele lugar que fiz o vídeo é no meio do rio. Do dia que fizemos [as imagens], o rio secou mais ainda. Meu medo é que os meus bisnetos não tenham mais o rio para aproveitar. Os afluentes estão todos secos e fica difícil daqui uns anos ter essa maravilha aqui", disse.
 
O rio Araguaia nasce em Goiás e desagua no Pará, passando também pelo Mato Grosso e Tocantins. São mais de 2.100 quilômetros, mas a força das águas que leva vida para quatro estados está ameaçada pelas queimadas e ação do homem. Estudos feitos pela polícia em Goiás, mostram que o Araguaia pode secar em até 40 anos.
 
A forte seca preocupa moradores e governantes, pois tanto o turismo como o abastecimento de água estão prejudicados. "O turismo de Xambioá basicamente é o rio. Fui na praia do Murici, por exemplo, e está complicado até os barcos chegarem lá de tão seco. A água que consumimos também é de lá e está faltando em alguns setores, mas não na cidade toda", disse a secretaria de meio ambiente Marivalda Martins Borges.
 
O problema também registrado em outros pontos do rio, como em Conceição do Araguaia, na divisa com o Pará. A estação de monitoramento registrou pouco mais de 1 metro na terça-feira (26).
 
"A seca nunca esteve como está agora. No ano passado, o rio baixou muito, mas neste ano está mais seco. O que a gente está fazendo é trabalhando com as nascentes, estamos fazendo um diagnóstico e vamos começar a revitalizar as nascentes na área de Xambioá", disse a secretária.
 
Para tentar combater o problema e evitar que a situação se repita nos próximos períodos de estiagem, a prefeitura diz que vai fazer o plantio de árvores nas regiões próximas de nascentes.
 
"Visitamos algumas nascentes que foram totalmente devastadas pelas queimadas. Vamos montar um viveiro, mas como a situação é urgente nós estamos buscando parcerias para conseguir mudas e fazer essa revitalização. Estamos pedindo a Deus para começar a chover logo porque se não vai secar mesmo."
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet