Notícias / Notícias Gerais

25/09/17 às 16:41

Rodovia federal vai ficar 60 km mais longa porque indígenas não permitiram asfalto em Suiá Missu

Lázaro Thor Borges, Olhar Direto

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Rodovia federal vai ficar 60 km mais longa porque indígenas não permitiram asfalto em Suiá Missu

Foto: Arquivo reprodução

A pavimentação da BR-158, cujo edital de licitação foi publicado na última sexta-feira (22), terá de contornar a Terra Indígena Maraiwatsede, considerada uma das principais zonas de conflito recente, em Mato Grosso. Os indígenas proíberam que o Governo Federal pavimentasse parte da rodovia que passa no interior das aldeias.

A estrada vai ficar pelo menos 60 Km mais longa com a alteração exigida pela comunidade indígena. O edital de licitação prevê a pavimentação de um lote de 94 km da BR-158, no trecho entre Alto Boa Vista e o Posto Luizinho, em Mato Grosso. A BR-158 é considerada um dos principais eixos de escoamento da produção agrícola e sua pavimentação é tida como fundamental para incrementar a economia da região do Araguaia.

Ainda restam 195 km a serem pavimentados na rodovia dentro do estado. Desse total, 94 km estão sendo licitados. Outros 101 km, que ligam os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista devem ter a licitação lançada ainda este ano, segundo informações do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

O que dizem os políticos

O senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, comemorou a publicação do edital, mas lembrou que ainda existe possibilidade da rodovia passar em terra indígena, diminuindo o trajeto.

"Com a determinação dos indígenas o trecho a ser pavimentado vai incorporar novas cidades e incrementar a economia nesses municípios" disse o senador. "O que não impede que, no futuro, mediante autorização dos indígenas, a rodovia possa ser asfaltada dentro da reserva", acrescentou.

O deputado estadual Baiano Filho (PSDB) avalia a decisão pelo contorno como um avanço na garantia de desenvolvimento da região, assegurando tráfego seguro e competitividade à produção Norte Araguaia.  

Ao lado do senador Wellington Fagundes, parlamentares, prefeitos, vereadores e outras lideranças da região, Baiano tem sido um dos principais articuladores para a conclusão da rodovia, mantendo uma agenda de cobranças junto ao Governo Federal.

A partir da divisa de Mato Grosso com o Pará, a rodovia já está totalmente asfaltada, permitindo o acesso a Redenção (PA) e, por meio de duas rodovias estaduais, ao terminal de cargas da ferrovia Norte/Sul, em Palmeirantes (Tocantins). "De lá, chega-se ao porto de Itaqui, no Maranhão", lembra o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.

Segundo ele, pelo menos 3 milhões de toneladas de grãos da produção agrícola de Mato Grosso devem ser escoados, este ano, pelo porto de Itaqui. "Com o asfalto total da BR-158, esse volume deve aumentar", diz.

"A pavimentação total da rodovia consolida esse novo traçado da rodovia e permite o acesso aos portos do chamado Arco Norte", diz o superintendente do Dnit em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado.

comentar6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rafael, em 27/09/17 às 07:41

    O que Baiano Filho e o Senador Wellington Fagundes estão fazendo , é uma política suja , não estão pensando no Araguaia e sim em VOTOS , porque aumentando o trajeto lógico que vai aumentar o Frete de tudo e mais uma , essas cidades ai não planta soja não , precisa fazer o asfalto pelo trajeto original ou fazer pela 080 e deixa essa trajeto original parado até um Político honesto e de peito ganhar e ir contra os Índios , coisa que esse Deputado e Senador não tem . Eu tive o desprazer de ter ido na tal audiência pública que virou uma reunião política do Baiano Filho e Wellington Fagundes , pois só estão pensando neles . Mas ano que vem vamos mudar isso , não vamos votar em nome que foi citado na Delação do ex governador .

  • por Edileusa, em 26/09/17 às 12:40

    O meu senhor abençoe, o paixo Araguaia espera tantos anos pela pavimentação dessa BR. Será uma bênção de Deus pois sei que isso valoriza muita coisas.... em nome de Jesus vai sair do papel....

  • por fernandes, em 26/09/17 às 09:22

    E brincadeira ver uma noticia destas primeiro acabam com as famílias vila posto da mata etc. agora querem impedir o progresso cambada de desocupados mas e assim brasilzilzil nem merece letra maiúscula affff políticos miseráveis.

  • por Gin, em 25/09/17 às 22:09

    Isso é falta de reio cambada de atradados incendiários queiman tudo depois dis q preserva q vergonha desse país de corruptos safados. Espero q esses merda nao usem a rodovia depois te

  • por Mario, em 25/09/17 às 19:58

    Trabalha indio não qué. ... bando de verme.. só sabe roba e ganha dinhero de graça.. trabalhamos pra sustenta um tipo de gente que não ta nem ai pra nada..indio só olha para o próprio embigo. .. Mais um motivo pra ter vergonha de ser brasileiro. .

  • por Bruno Nelseu Peters, em 25/09/17 às 19:29

    É uma VERGONHA, meia duzia de bugres,assessorados por o.n.gs que de brasileiro não tem nada, e uma CAMBADA de políticos corruptos e incompetentes ficam fazendo de idiota o trabalhador ,pagador de impostos para sustentar, esses preguiçosos que pensam em ter uma vida boa

 
 
 
Sitevip Internet