Notícias / Saúde

24/09/17 às 09:52 / Atualizada: 24/09/17 às 09:59

Ministro da Saúde atende caciques e exonera coordenadora do Dsei Xingu

Rafael Govari, Jornal O.Pioneiro

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Ministro da Saúde atende caciques e exonera coordenadora do Dsei Xingu

Arquivo: Indígenas pedindo apoio ao prefeito Fábio Faria

Foto: Jornal O Pioneiro

Em reunião com o ministro da Saúde Ricardo Barros, em Brasília, na quinta-feira, 21, caciques do Xingu tiveram a promessa da exoneração da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena do Xingu (Dsei) Xingu, o que foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 22. Mais de 300 indígenas protestavam desde o final do mês de agosto em Canarana contra a indicação de Creusa Lopes de Faria e pediam também a volta de Alessandra Santos de Abreu.

Nestes dias em protesto, eles forma recebidos pelo prefeito Fábio Faria e vereadores, que fizeram uma carta pedindo à coordenadora indicada que ela pedisse sua saída. Outra carta, assinada pelos vereadores, foi enviada ao ministro da Saúde também pedindo a exoneração. Os indígenas alegavam que a troca aconteceu sem eles serem consultados, além de julgarem que a indicada não agregava as condições para coordenar o distrito.

O deputado federal Victório Galli (PSC) também esteve em Canarana falando com os indígenas. Conforme informações das lideranças, a indicação partiu do deputado federal Fábio Garcia (PSB). Na oportunidade, Galli se comprometeu a intervir em Brasília para que a vontade dos indígenas fosse respeitada. Caciques prometiam endurecer os protestos.

Conforme informações conseguidas pelo J. O Pioneiro, caciques continuam em Brasília para definir o próximo coordenador.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet