Notícias / Água Boa

21/09/17 às 07:09

Corregedoria-Geral da Justiça faz correição em Água Boa e Nova Xavantina

Ana Luíza Anache, CGJ

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Corregedoria-Geral da Justiça faz correição em Água Boa e Nova Xavantina

Foto: Assessoria

As comarcas de Água Boa  e de Nova Xavantina passaram por correição ordinária da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, na última semana. O objetivo da CGJ-MT foi averiguar a regularidade dos serviços administrativos e judiciários executados, além de orientar os servidores para uma melhor organização das rotinas visando celeridade e impulsionamento de processos.

 
Por determinação da desembargadora corregedora Maria Aparecida Ribeiro, foram examinados processos físicos e eletrônicos, livros, papéis, atos e documentos relacionados ao expediente forense. Os processos relacionados às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foram prioridade, especialmente os da Meta 2 - Julgar processos mais antigos. As atividades das unidades correicionadas prosseguiram normalmente, inclusive sem alteração da pauta de audiências, dos prazos processuais e do atendimento às partes e aos procuradores.


 
A corregedora designou os juízes auxiliares da CGJ-MT Aristeu Dias Batista Vilella e Ana Cristina Silva Mendes para realizar os trabalhos, assessorados pelos servidores Carlos Henrique Ferreira Foz, Diego Vieira da Silva, João Gualberto Nogueira Neto, Leandro José de Lima, Maria Heloisa Micheloni, Maria Santana de Souza e Thaissa Juliano Viriato. A correição ocorreu de 11 a 13 de setembro em Água Boa, e nos dias 14 e 15 em Nova Xavantina. A Portaria e o Edital podem ser consultados aqui (link).
 
Números – A correição nas duas comarcas foi feita por amostragem. Em Água Boa foram correicionados aproximadamente 750 processos e em Nova Xavantina cerca de 350. Confira abaixo os números levantados, por unidade:
 
 

 
Apontamentos – Além da vistoria processual, a correição implicou na identificação de magistrados e servidores, verificação do espaço físico, equipamentos, recursos humanos, avaliação gerencial, levantamento de informações da secretaria judicial e de correições anteriores, e apontamento de irregularidades. Conforme a coordenadora da equipe, Ana Cristina Mendes, as principais inconsistências foram encontradas no sistema e nas secretarias judiciais. Para cada apontamento, houve uma recomendação e o estabelecimento de prazo para solução do problema quando necessário.


 
Resultados - Os resultados das correições constam em relatórios entregues aos magistrados Alexandre Meinberg Ceroy (1ª Vara de Água Boa), Ramon Fagundes Botelho (2ª Vara de Água Boa), Pedro Davi Benetti (3ª Vara de Água Boa e diretor do Fórum), e Ítalo Osvaldo Alves da Silva (substituto da 1ª Vara de Nova Xavantina e substituto diretor do Fórum). Após a correição, a corregedora Maria Aparecida Ribeiro e os juízes auxiliares da CGJ se reuniram com os juízes para encerrar os trabalhos e entregar uma cópia do documento.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet