Notícias / Nacional

14/09/17 às 01:02 / Atualizada: 14/09/17 às 01:08

Rio Araguaia - Presidente assina ordem de serviço para construção de ponte entre TO e PA

Obras devem começar em janeiro do próximo ano; no total, serão investidos R$ 132 milhões na ligação entre Xambioá, no Tocantins, e de São Geraldo, no Pará

Portal Planalto

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Rio Araguaia - Presidente assina ordem de serviço para construção de ponte entre TO e PA

Travessia no local atualmente é feita por balsas

Foto: Valdenio Vieira/PR

O presidente da República, Michel Temer, participará, nesta quinta-feira (14), da assinatura das ordens de serviço para a construção da ponte que ligará os municípios de Xambioá, no Tocantins, e de São Geraldo do Araguaia, no Pará. Serão investidos R$ 132 milhões na obra, que deve começar até janeiro de 2018 e beneficiar mais de 40 mil pessoas.

Primeiro, Temer estará em Xambioá; na sequência, segue para São Geraldo do Araguaia. Após as assinaturas das ordens de serviço, começam os trabalhos de contratação de mão de obra e mobilização. Com extensão de 1,7 mil metros, a ponte, antiga reivindicação da população da região, tem prazo de construção de três anos.

Atualmente, a travessia entre os dois municípios, ligados pela BR-153, é feita por meio de balsas. Para a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin, a ponte trará desenvolvimento, com geração de emprego, melhoria no escoamento da produção da região e suporte ao transporte de cargas de outros estados. Ela estima que a obra será responsável por 2 mil empregos diretos e outros 3 mil indiretos.

“A construção da ponte evidencia uma importância fundamental para o nosso município”, afirmou, em entrevista ao Portal Planalto. Para Patrícia, além do Tocantins e do Pará, o Maranhão também será beneficiado com a obra. “[Estado] que utiliza a nossa rota para transportar sua produção, [o Maranhão] será consideravelmente beneficiado com a construção dessa obra”, afirmou.

Turismo

Assim como em Xambioá, haverá desenvolvimento em São Geraldo do Araguaia, aposta o prefeito da cidade de 29 mil habitantes, Edilson Pereira de Carvalho. A cidade tem grande potencial turístico, com cachoeiras e sítios históricos. "Muitos deixam de visitar São Geraldo pela dificuldade de acesso. Com a ponte, o turismo será potencializado e a cidade beneficiada", afirmou.

Segundo Carvalho, a ponte entre as duas cidades vai facilitar o escoamento dos produtos produzidos no município. Atualmente, as principais fontes de renda de São Geraldo do Araguaia são a pecuária e a agricultura. Diariamente, 150 veículos e 500 pedestres fazem a travessia para o município tocantinense.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet