Notícias / Educação

11/09/17 às 22:25 / Atualizada: 11/09/17 às 23:14

Salvador (BA) - Estudantes da UFMT estão participando do V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

O V Encontro Nacional de Estudantes Indígena, está ocorrendo em Salvador/Bahia; É um espaço de afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizando o pensamento

Clodoeste Kassu, com ENEI Produções

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Salvador (BA) - Estudantes da UFMT estão participando do V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

Equipe participantes do curso preparatório para o ENEI

Foto: ENEI Produções

Doze estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso sendo três do Capuns Araguaia de Barra do Garças, estão participando do V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas - ENEI, que se iniciou hoje 11 e se encerará sexta-feira 15 de setembro em Salvador Bahia. 

 O encontro
é um espaço que visa reunir estudantes indígenas do ensino superior de todo o Brasil, proporcionando a troca de saberes, discussão e socialização de experiências de pesquisas no ensino superior indígena, sobre saberes locais, educação, saúde, gestão territorial, direito, entre outros. O espaço do encontro é privilegiado, pois conta com interlocutores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores indígenas e não indígenas, sobretudo no que tange às práticas educacionais.
 
O V ENEI, terá como tema: Espaço de afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizando o pensamento. A escolha do tema teve como princípio mostrar o protagonismo dos estudantes indígenas no contexto acadêmico, valorizando o movimento indígena nacional, sobretudo o movimento indígena do nordeste. Dessa forma, tentando dar visibilidade e demarcar os diferentes espaços no ensino superior, tem como perspectiva a tentativa de descolonizar o conhecimento e saberes sobre os povos indígenas, e mostrar as especificidades dos Povos indígenas do nordeste, suas lutas e resistências.
 
 A programação do evento foi construída de forma coletiva, pensando em realizar mesas temáticas, grupos de apresentações e discussões de trabalhos, oficinas, exposição de documentários áudios visuais, que tratem as questões indígenas atuais.

A Universidade Federal da Bahia está sediando e auxiliando na organização do evento.


 
  • Salvador (BA) - Estudantes da UFMT estão participando do V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Espada de são jorge, pimenta, ferradura...

Para quem não conhece como funcionam as energias, pode ser pego de surpresa por alguns acontecimentos, afinal não é porque não acreditemos em certas coisas que elas não...

 

Enquete

Quem você gostaria que fosse o próximo presidente do Brasil

 
 
 
Sitevip Internet