Notícias / Educação

11/09/17 às 22:25 / Atualizada: 11/09/17 às 23:14

Salvador (BA) - Estudantes da UFMT estão participando do V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

O V Encontro Nacional de Estudantes Indígena, está ocorrendo em Salvador/Bahia; É um espaço de afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizando o pensamento

Clodoeste Kassu, com ENEI Produções

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Salvador (BA) - Estudantes da UFMT estão participando do V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

Equipe participantes do curso preparatório para o ENEI

Foto: ENEI Produções

Doze estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso sendo três do Capuns Araguaia de Barra do Garças, estão participando do V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas - ENEI, que se iniciou hoje 11 e se encerará sexta-feira 15 de setembro em Salvador Bahia. 

 O encontro
é um espaço que visa reunir estudantes indígenas do ensino superior de todo o Brasil, proporcionando a troca de saberes, discussão e socialização de experiências de pesquisas no ensino superior indígena, sobre saberes locais, educação, saúde, gestão territorial, direito, entre outros. O espaço do encontro é privilegiado, pois conta com interlocutores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores indígenas e não indígenas, sobretudo no que tange às práticas educacionais.
 
O V ENEI, terá como tema: Espaço de afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizando o pensamento. A escolha do tema teve como princípio mostrar o protagonismo dos estudantes indígenas no contexto acadêmico, valorizando o movimento indígena nacional, sobretudo o movimento indígena do nordeste. Dessa forma, tentando dar visibilidade e demarcar os diferentes espaços no ensino superior, tem como perspectiva a tentativa de descolonizar o conhecimento e saberes sobre os povos indígenas, e mostrar as especificidades dos Povos indígenas do nordeste, suas lutas e resistências.
 
 A programação do evento foi construída de forma coletiva, pensando em realizar mesas temáticas, grupos de apresentações e discussões de trabalhos, oficinas, exposição de documentários áudios visuais, que tratem as questões indígenas atuais.

A Universidade Federal da Bahia está sediando e auxiliando na organização do evento.


 
  • Salvador (BA) - Estudantes da UFMT estão participando do V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet