Notícias / Cultura

11/09/17 às 15:02

'Aventuras do Mundo Encanado' realiza apresentações gratuitas no Mato Grosso

Viabilizada pela Lei Rouanet, espetáculo infantil busca conscientizar a população através das aventuras da onça-pintada Juma

Nikolas Capp da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
'Aventuras do Mundo Encanado' realiza apresentações gratuitas no Mato Grosso

Foto: Assessoria

O espetáculo “Aventuras do Mundo Encanado” realiza uma turnê de 60 apresentações gratuitas durante os meses de setembro, outubro e novembro  no Mato Grosso. Viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, patrocínio da Nascentes do Xingu e apoio do Instituto Equipav, a peça infantil passará por escolas e creches municipais, teatros e praças públicas de Barra do Garças, Campo Verde, Pedra Preta, Poconé, Diamantino, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Sorriso e Sinop. A peça tem como foco democratizar o acesso à cultura e conscientizar a população local sobre o meio ambiente. Para consultar toda a agenda, acesso www.teatronaescola.com.br.

Este ano, “Aventuras no Mundo Encanado” traz texto inédito e um novo protagonista. Por meio de uma abordagem lúdica, o espetáculo contará uma história que terá como protagonista uma onça-pintada e também as características geográficas da região, contextualizando para as problemáticas enfrentadas no dia a dia.

O espetáculo desenvolve-se com o lendário Minhocão do Pari está muito mal por causa da população que destrói o Rio Cuiabá, no Mato Grosso, e só quem pode ajuda-lo é Juma: uma onça-pintada com poderes de conscientizar as pessoas sobre o cuidado com a natureza. Junto com seus amigos, Juma viaga o Mundo Encanado enfrentando os maus hábitos, e ensinando as crianças à fazer sua parte para conservar a água e proteger o meio ambiente.
 O diretor-executivo da Nascentes do Xingu, Diego Dal Magro, ressalta a importância do projeto para sensibilizar e orientar as novas gerações para adoção de comportamentos e atitudes responsáveis com o meio ambiente.

“Temos o compromisso de contribuir para a saúde e qualidade de vida da população, tanto com investimentos em nossos serviços quanto pelo estímulo a hábitos ambientais sustentáveis. Por isso, investimos constantemente em programas e projetos sociais que incentivam a educação ambiental junto à comunidade, mostrando a importância do tratamento da água, da coleta e tratamento do esgoto e a preservação dos recursos naturais. Unir lazer e conhecimento é a melhor maneira de chamar a atenção das crianças e jovens para estes temas tão importantes”, destaca o diretor.

Além das cidades de Mato Grosso, a peça passará por 9 cidades de outros cinco estados (Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Maranhão e Pará), somando 160 apresentações gratuitas em teatros, praças e escolas. Está é a quinta edição do projeto. De 2013 a 2016, o espetáculo “Aventuras do Mundo Encanado” realizou 518 apresentações gratuitas pela Lei Rouanet e impactou diretamente cerca de  115 mil crianças.

“Queremos levar cultura e informação para aqueles que não têm acesso, de forma que todos possam se conscientizar do papel importante que tem dentro do ecossistema e na sua preservação e, com isso, modificar suas atitudes diárias e torná-las mais responsáveis.”, explica Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.
 
Agenda de Setembro:
(Consulte o restate da ageda no site www.teatronaescola.com.br)
 Data: 11/09
Horário: 8h e 14h
Local: Escola estadual São João Batista – Barra do Garças
 
 Data: 11/09
Horário: 9h e 15h
Local: Estadual Francisco Dourado – Barra do Garças
 
Data: 11/09
Horário: 10h e 16h
Local: Centro Municipal Francisco Marchetti – Barra do Garças
 
Data: 18/09
Horário: 7h30
Local: Educandário Maria e Lurdes – Campo Verde
 
Data: 18/09
Horário: 7h30 e 15h30
Local: Creche Padre João – Campo Verde
 
Data: 18/09
Horário: 9h30 e 13h30
Local: Creche Bem me Quer – Campo Verde
 
Data: 18/09
Horário: 9h30 e 13h30
Local: Creche Francisco Tirado – Campo Verde
 
Data: 20/09
Horário: 7h30
Local: Escola Municipal Campos Sales – Pedra Preta
 
Data: 20/09
Horário: 9h30 e 13h30
Local: Escola Estadual Dez de Dezembro – Pedra Preta
 
Data: 25/09
Horário: 7h30 e 15h30
Local: Escola de Educação Infantil Crescer – Diamantino
 
Data: 25/09
Horário: 9h30 e 13h30
Local: Castorina Sabor Mendes – Diamantino
Data: 26/09
Horário: 7h e 15h30
Local: Escola Municipal Rui Barbosa - Sorriso
 
Data: 26/09
Horário: 8h20, 9h30, 13h e 14h
Local: Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva - Sorriso
 
Data: 27/09
Horário: 7h, 8h, 9h30, 13h, 14h e 15h30
Local: Escola Municipal Prof Ivete Lourdes Arenhardt - Sorriso
 
Data: 28/09
Horário: 7h e 16h
Local: EMEB Basiliano do Carmo de Jesus – Sinop
 
Data: 28/09
Horário: 8h20 e 14h30
Local: EMEB Prof. Leni Teresinha Beneditti – Sinop
 
Data: 28/09
Horário: 10h e 13h
Local: EMEB Prof. Taciana Balth Jordão – Sinop
 
Data: 29/09
Horário: 7h30 e 15h30
Local: EMEB Maria Aparecida Amaro de Souza   – Sinop
 
Data: 29/09
Horário: 9h30 e 13h30
Local: EMEB Uilibaldo Vieira – Sinop
.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Ernani Caporossi

Hipersensibilidade nos dentes

Tomar um cafezinho, um chá quente ou uma água gelada, degustar um sorvete, ou comer uma sobremesa podem se transformar numa angústia para uma significativa parcela da população mundial. Não há um...

 
 
 
 
Sitevip Internet