Notícias / Negócios

05/09/17 às 14:51

Vendas de veículos novos crescem pouco em agosto

Simone Alves

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
As vendas de veículos novos em agosto em Mato Grosso praticamente se mantiveram estabilizadas em comparação com julho. “Isso faz com o desempenho aqui no estado seja inferior ao registrado nacionalmente e também no Centro-Oeste”, destaca o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) – Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo. No Brasil, na comparação com julho, o aumento de emplacamentos foi de 14,76% e no Centro-Oeste de 12,10%. 
  
Em Mato Grosso, a venda de veículos novos cresceu apenas 1,04% em agosto na comparação com julho, segundo levantamento da Fenabrave. No mês de agosto, 6.876 unidades e no mês passado 6.805 unidades. Em agosto de 2016, o total foi de 7.506. No acumulado do ano, no entanto, as vendas de 2017 continuam abaixo do ano anterior, com queda de 5,8%.

O segmento de automóveis e comerciais leves teve alta. Foram 3.487 unidades em agosto e 3.251 unidades em julho, mas em comparação com agosto do ano passado, quando se vendeu 3.667, a queda está em 4,91%.

Já as vendas de caminhões apresentam queda de 24,89% em agosto. Mas no acumulado, o resultado é positivo com 37,54%. Foram vendidas 169 unidades em agosto deste ano, 225 em julho e 124 unidades em agosto de 2016.

O segmento de ônibus teve alta no mês passado, de 150% com 18 unidades em agosto e 8 em julho, mas o resultado acumulado em 2017 está 45,7% abaixo do registrado no mesmo período de 2016.

Cresceu também o segmento de implementos rodoviários (52,03%) e máquinas agrícolas (8,02%). Foram 416 unidades em agosto contra 335 em julho somando-se os dois segmentos.

O diretor da Fenabrave-MT, José Eduardo, relata que no segmento de linha amarela (colheitadeiras, plantadeiras, etc) houve uma queda de 28%. Ele explica que os dados infelizmente não refletem a demanda do estado. “Na verdade o que ocorre é que as revendas faturam fora devido à alta carga tributária daqui”, destaca.

O segmento de motos também apresentou variação negativa em agosto (2.784 unidades), com queda de 16,14% nas vendas na comparação com o mesmo mês do ano passado (3.320). Em julho deste ano, o registro é de 2.986 emplacamentos, ou seja, uma queda de 6,76% em relação a agosto.  De janeiro a julho, a queda é de 8,69%.  

Paulo Boscolo vê nos dados de agosto uma leve recuperação, mas importante para manter o setor motivado. Destaca que poderia ser um número muito mais positivo não fosse a queda no valor da saca de soja no mercado.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet