Notícias / Agricultura

04/09/17 às 10:16

Retificação do CAR foi prorrogada até dezembro

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Retificação do CAR foi prorrogada até dezembro

Foto: Divulgação

O governo do Estado de Mato Grosso prorrogou o prazo para retificações no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o dia 31 de dezembro de 2017. Os produtores rurais precisam retificar os dados por causa da mudança de gestão do sistema.

Antes sob gestão federal, com o nome Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), agora o acompanhamento e monitoramento dos imóveis rurais serão exclusivamente responsabilidade do Governo de Mato Grosso, via Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). 

Caso as informações no sistema não sejam atualizadas, haverá sanções, com possibilidade de suspensão da atividade rural. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), dos 113,5 mil cadastros na base de dados da secretaria, 18 mil já estão em estado de atualização (em andamento) e 7 mil em análise.

“É fundamental que todos os agricultores que já tiverem realizado o CAR anteriormente acessem o novo sistema e façam atualizações cadastrais. Caso eles não realizem no prazo terão o CAR e todas as suas licenças emitidas pelo órgão ambiental suspensas”, explica Marlene Lima, assessora de política socioambiental da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja). 

Os produtores do estado que ainda não tem o CAR também devem fazê-lo até dia 31 de dezembro. Para estes, também haverá sanção caso não seja realizado o cadastro. “Eles ficarão sem acesso ao crédito rural e perderão os benefícios do Código Florestal”, afirma Marlene Lima. 

Mais informações – Para auxiliar os produtores rurais, a Sema fez vídeos explicando o passo a passo para acessar o Simcar. Clique aqui e acompanhe. Os agricultores também podem tirar dúvidas com a Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja pelo telefone (65) 3644 – 4215. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet